Gazeta Itapirense

Vacinação contra a dengue para profissionais da APS é iniciada

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na tarde desta terça-feira, 10, a aplicação da vacina contra a dengue destinada aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira profissional imunizada foi a agente de combate às endemias Ediléia Amanda Santos Padilha.

Nesta primeira etapa, a vacinação contempla os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que estão mais expostos ao risco de infecção por atuarem diariamente na orientação à população e nas ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Posteriormente, a imunização será ampliada aos demais profissionais da Atenção Básica, conforme a disponibilidade de doses.

O município recebeu 121 doses do imunizante, quantitativo que corresponde a 45% da estimativa de profissionais que integram o público-alvo desta fase inicial. As aplicações estão sendo realizadas no Setor de Vigilância Epidemiológica, com escalonamento das equipes das Unidades Básicas de Saúde para organização do atendimento.

Agentes que atuam diariamente contra a dengue foram os primeiros imunizados (Prefeitura de Itapira)

Antes do início da vacinação, a secretária municipal de Saúde, Maria Sueli Rocha Longhi, reuniu-se com os agentes para reforçar a importância da imunização como estratégia complementar no enfrentamento à doença. Ela destacou que a vacina não substitui as medidas preventivas já adotadas. “A vacina é uma ferramenta importante para prevenir as formas mais graves da dengue, mas não substitui o trabalho diário de eliminação dos criadouros. Precisamos continuar combatendo o mosquito e contando com a colaboração da população para impedir sua proliferação”, afirmou.

A vacina atenuada contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, é administrada em dose única e está indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia pela doença e sem histórico de vacinação anterior contra a dengue por outro imunizante.

Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, permanece vigente o esquema vacinal iniciado em 2024, com aplicação de duas doses de outro imunizante disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município.