Orgulho itapirense: professoras da rede municipal são premiadas por desempenho no Ideb
A Secretaria Municipal de Educação de Itapira foi contemplada no Programa Reconhecimento Mais Professores, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que valoriza o trabalho docente a partir dos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O reconhecimento foi concedido aos professores da EMEB “Professora Wilma de Toledo Barros Munhoz”, que obteve nota 7,6 no IDEB 2023 – Anos Iniciais. A gestora da escola é Carmem Silvia Rotoli e a coordenadora é Fernanda Letícia Mariano.
Ao todo, 12 professoras da unidade escolar foram consideradas elegíveis e receberão o reconhecimento: Ana Paula de Oliveira Colosso, Claudia Aparecida Goncalves Pelizer, Daniela Pelizer da Silva, Edna Bernardes de Souza, Fabiana Cipoleta, Kelly Cristina Silverio Modesto, Liliane Luiz Nascimento, Lucilla Helena Esteves Frasson, Maria de Fatima Anaya, Silvia Helena Belinello Tonini, Tania Josenite Soliani e Tania Pelizer e Silva. Cada profissional contemplada receberá um crédito no valor de R$ 3 mil, destinado exclusivamente à aquisição de computadores, notebooks, tablets ou minicomputadores.

“Os resultados no IDEB e o reconhecimento nacional mostram que a Educação Municipal de Itapira está no caminho certo, com práticas pedagógicas consistentes e profissionais comprometidos. Parabenizamos a equipe da escola “Wilma de Toledo Barros Munhoz” e todos os demais educadores da rede que atuam diariamente para garantir ensino de qualidade aos nossos alunos”, destacou a secretária Regina de Santana Lago Gracini.
O Reconhecimento Mais Professores está premiando 100 mil docentes de escolas de todo o país que obtiveram as melhores notas no IDEB, incluindo instituições que atuam em contextos socioeconômicos desafiadores. A premiação tem como objetivo reconhecer o comprometimento dos docentes com a melhoria da qualidade da educação pública em todo o país e contempla três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram elegíveis professores que estavam em efetivo exercício da docência no ano letivo de 2024, conforme dados do Censo Escolar 2024.
A premiação integra o Programa Mais Professores para o Brasil, instituído pela Portaria MEC nº 698/2025 e pelo Decreto nº 12.358/2025, que reconhece o papel central dos docentes no processo de aprendizagem e no fortalecimento das políticas educacionais. O programa tem como objetivos valorizar o magistério, incentivar o ingresso de novos professores na educação pública e ampliar oportunidades de formação e desenvolvimento profissional.



