Gazeta Itapirense

Defesa Civil e Meio Ambiente participam de encontro da ‘Operação SP Sem Fogo’

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou nesta quinta-feira, 4, do encontro regional da Operação SP Sem Fogo, realizado em São João da Boa Vista. O município foi representado pelo coordenador da Defesa Civil, Thales Tonolli, e pelo secretário de Meio Ambiente, Cristiano Florence.

O evento reuniu cerca de 40 prefeitos e coordenadores municipais de Defesa Civil e contou com a presença do Coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Defesa Civil. A ação teve como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo Estado, alinhar estratégias de prevenção e reforçar a integração entre municípios e órgãos estaduais no enfrentamento do período crítico de estiagem.

Na ocasião, foram entregues kits de estiagem a 40 municípios da região. Itapira, porém, já havia recebido os equipamentos no início do ano, ampliando sua capacidade de monitoramento e resposta rápida em situações de emergência ao lado do Corpo de Bombeiros.

O período de estiagem, marcado pela redução das chuvas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, aumenta os riscos de incêndios florestais. Nesse contexto, os kits representam um reforço essencial para garantir maior proteção à população e ao meio ambiente.

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), CETESB, DER e Fundação Florestal. Ao longo do ano, desenvolve ações contínuas divididas em fases (verde, amarela e vermelha), de acordo com as necessidades de cada período, para prevenção e resposta a incêndios florestais.