Gazeta Itapirense

Congada Mineira de São Benedito é declarada patrimônio imaterial de Itapira

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 06, durante a 23ª sessão ordinária de 2023, o projeto de lei nº 43/23, de autoria do vereador Leandro Henrique Sartori (PSOL), que declara a Congada Mineira de São Benedito como patrimônio imaterial de Itapira.

De acordo com o projeto, são consideradas patrimônio imaterial às práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos, e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

 A Congada Mineira de São Benedito foi fundada nos anos 1950 e se mantém ativa desde então, há mais de 60 anos, sob o comando do senhor Arnaldo Franco, mantendo as atividades de forma ininterrupta, representando a comunidade negra, a resistência e a fé dessa cidade.

O projeto é fruto do debate público realizado pela Escola do Legislativo no mês de maio com autoridades, historiadores e integrantes da Congada Mineira de Itapira.

Foto: Tiago Rossi

Compartilhe
error: