Gazeta Itapirense

Vocação, coragem e entrega: jovem itapirense inicia formação sacerdotal

O ingresso de jovens na vida religiosa segue sendo um momento marcante para a comunidade católica, especialmente quando envolve histórias de discernimento, fé e entrega. Em Itapira, a vocação sacerdotal de um jovem paroquiano será celebrada neste domingo, 08, com uma missa de envio, simbolizando o início oficial de sua caminhada rumo ao sacerdócio.

A missa de envio do jovem Victor Chagas Cauduro, de 24 anos, acontece às 18 horas na Paróquia São Judas Tadeu. A celebração marca sua partida para o Seminário Propedêutico Santana, localizado na cidade de Amparo onde ele dará os primeiros passos na formação sacerdotal.

Atualmente, Victor atua de forma ativa na Paróquia São Judas Tadeu, onde construiu sua caminhada de fé e amadureceu o discernimento vocacional. Segundo ele, o chamado ao sacerdócio começou a se manifestar ainda na adolescência. “Eu já ficava pensativo com a vocação sacerdotal desde meus 15 anos, porém depois de muitas experiências de vida e muita oração, eu obtive coragem de aceitar o chamado de Deus em minha vida”, relatou.

A decisão, no entanto, não veio sem desafios. Victor destaca que o processo envolveu renúncias importantes. “O que mais me pesou ao decidir entrar no seminário foi pensar até onde eu estava disposto a abdicar para poder seguir aonde Deus me chamava, saber que iria ter de largar minha família e minha casa para me entregar inteiramente a essa missão”, afirmou.

Victor se prepara para a nova etapa em sua vida (Divulgação)

Ao compartilhar a escolha com a família e os amigos, a reação inicial foi de surpresa, mas logo se transformou em apoio. “Inicialmente foi um espanto, pois antes de eu contar a meus pais, nunca tinha dado sinais de que eu gostaria de adentrar ao seminário, porém após saberem, me apoiaram muito nesta escolha”, contou, ressaltando que o incentivo familiar foi decisivo para aceitar o chamado.

Questionado sobre seus sonhos ao iniciar a formação sacerdotal, Victor aponta a busca pela vontade de Deus como principal objetivo. “Se Deus te chama para algo, ele espera uma resposta. Aceitar a vontade dele na nossa vida é a maior garantia de uma felicidade que não será passageira”, disse.

Para ele, ser padre nos dias atuais também traz desafios específicos, especialmente no diálogo com os jovens. “Estamos em um mundo extremamente conectado, com informações muito rápidas e muitas notícias ruins. A figura do padre se faz muito necessária como alguém que mostra que Deus ainda está presente no mundo, sendo um guia para alcançar Deus e a santidade”, avaliou.

Ao final, Victor deixou uma mensagem direcionada aos jovens que ainda vivem momentos de dúvida sobre vocação, fé e propósito. “Mesmo nos dias mais tempestuosos, quando a dúvida e a ansiedade sobre o futuro baterem no peito, confie em Deus. Ele tem um plano para cada pessoa e nunca nos abandona”, afirmou.

Victor é filho de Vanessa Iagallo Chagas Cauduro e Ricardo Alexandre Cauduro.

A missa de envio representa não apenas o início de uma nova etapa para Victor Chagas Cauduro, mas também um momento de fé, esperança e comunhão para toda a comunidade paroquial de Itapira.