Gazeta Itapirense

Vereadores ouvem servidores que buscam reajuste salarial e reclassificação médica

Durante o intervalo da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (7), vereadores receberam representantes dos servidores municipais, principalmente da área médica, que denunciaram a grave defasagem salarial que atinge cerca de 200 profissionais ativos e aposentados da Prefeitura. Segundo os relatos, os salários permanecem congelados há mais de 12 anos por estarem atrelados ao subsídio do prefeito, o que tem causado grande perda do poder de compra e sérios prejuízos à atração e manutenção de profissionais, principalmente na área da saúde.

A situação atinge em cheio os médicos do município, que ao cumprirem suas jornadas de 20 ou 40 horas semanais — muitas vezes com plantões adicionais — acabam rapidamente alcançando o teto do prefeito, o que impede o recebimento integral pelo volume de trabalho desempenhado.

Outro ponto levantado foi a urgência na reclassificação dos cargos médicos para o nível 14 da estrutura administrativa. A medida, segundo os representantes, tornaria os concursos públicos mais atrativos e viabilizaria a contratação de novos profissionais, reduzindo a dependência do município com o Consórcio Intermunicipal de Saúde — alternativa hoje adotada por muitos médicos, mas que eleva a folha de pagamento e contribui para o aumento do índice do limite prudencial.

Além do impacto fiscal, a contratação via consórcio também não gera contribuição para o Fundo Municipal de Previdência, comprometendo a sustentabilidade do sistema de aposentadorias e pensões a longo prazo.

Apesar das críticas à atual gestão em áreas como coleta de lixo, saúde e administração, os servidores reforçaram que a necessidade de reajuste do subsídio do prefeito é uma medida técnica, que visa corrigir distorções salariais que afetam toda uma cadeia funcional.

Os vereadores ouviram atentamente as reivindicações e demonstraram sensibilidade ao tema, comprometendo-se a buscar caminhos legais e viáveis para tratar a questão de forma transparente e responsável.