Gazeta Itapirense

Vacinação em crianças despenca e doenças respiratórias explodem em Itapira

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta importante aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a gripe para crianças de 6 meses a menores de 6 anos para prevenção de casos graves de síndromes respiratórias. O imunizante segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas a adesão ainda é muito baixa.

Mesmo com o expressivo aumento de casos de doenças respiratórias no município, incluindo casos graves, a cobertura vacinal desse público está em apenas 25,59% (de acordo com dados do sistema de registro da secretaria). Até o momento, apenas 1.114 crianças do total estimado de 4.353 receberam a dose do imunizante.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro até o dia 22 de julho foram 7.122 notificações de Síndromes Gripais no município, dos quais 1.582 foram de crianças de 0 a 6 anos (22%). Os casos considerados graves e chamados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) somam 88, dos quais 38 foram em crianças nessa faixa etária (43%). “Esses dados reforçam a urgência da vacinação. A gripe não é uma doença simples e pode evoluir rapidamente para casos graves. A imunização reduz significativamente esse risco e, por isso, é fundamental que as famílias levem seus filhos até a unidade mais próxima e garantam essa proteção”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Maria Sueli Rocha Longhi.

A vacina contra a Influenza é eficaz na prevenção de formas graves da gripe e das complicações associadas à doença. Além disso, contribui para a redução da circulação do vírus e para a diminuição da sobrecarga no sistema de saúde. A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira nas salas de vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde do município e está disponível para a população em geral. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação da criança, o Cartão SUS e CPF.