Gazeta Itapirense

Trânsito na região da ‘Ponte do Maé’ passa por alterações gradativas

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itapira iniciou a implantação do projeto de alteração do fluxo de veículos na região da Ponte “Ismael Aparecido Faria Vasconcelos – Maé”, que liga as ruas Ari Wilson Cremasco e Professor Fenízio Marchini. O objetivo é otimizar o tráfego e ampliar a segurança viária na área, garantindo o melhor aproveitamento da nova ligação.

A execução das mudanças está sendo feita de forma gradativa, para permitir a adaptação dos motoristas e minimizar transtornos. Na primeira etapa, concluída no dia 24 de outubro, foram instalados três dispositivos de redução de velocidade nas ruas Ari Wilson Cremasco e Soldado Constitucionalista.

A segunda etapa entra em vigor a partir desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, com a implantação de mão dupla em toda a extensão da Rua Soldado Constitucionalista, incluindo o trecho entre a Rua Joaquim Firmino e a Rua Ari Wilson Cremasco, que atualmente é de mão única.

Trecho da rua Soldado Constitucionalista que hoje é contramão deixará de ser (Foto: Prefeitura de Itapira)

Durante os primeiros dias de adaptação, agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas e garantir a fluidez e segurança do tráfego.

O Departamento de Trânsito reforça que o projeto de remodelação da área seguirá em acompanhamento técnico, com estudos contínuos para avaliar os impactos e realizar novos ajustes, caso sejam necessários. Todas as futuras alterações serão comunicadas com antecedência à população.

A Ponte do Maé, inaugurada no último dia 5 de outubro, foi construída para melhorar a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento dos veículos que saem dos bairros em direção ao Centro e reduzindo o tráfego na rotatória que conecta as avenidas Rio Branco, Italianos e Virgolino de Oliveira.

A nova estrutura também melhora o acesso ao Hospital Municipal e à rota de atendimento do SAMU.