Tráfico, tesoura e disfarce: fuga termina em barbearia com corte interrompido
Um episódio inusitado marcou a crônica policial de Itapira nesta quinta-feira, 08, por volta das 16h30. Durante uma perseguição da Guarda Civil Municipal, um adolescente de 17 anos tentou despistar os agentes de uma forma pouco convencional: entrou em uma barbearia, sentou-se na cadeira e começou um corte de cabelo, como se nada estivesse acontecendo.
Tudo começou momentos antes durante uma ação conduzida pelos guardas civis municipais Mikael e Castro, da viatura 54, durante patrulhamento preventivo.
Ao adentrarem a Rua Izaura da Silva Vieira, os agentes avistaram dois indivíduos em atitude suspeita. Um deles, identificado como L.G.S., de 17 anos, fugiu ao perceber a aproximação da viatura. Ele começou a correr e logo depois entrou em uma barbearia na Rua Portugal. Para despistar os gm’s, sem dizer nada para o barbeiro, foi logo sentando na cadeira e em seguida pediu um corte de cabelo.
Para surpresa do dono do estabelecimento minutos depois os guardas municipais chegaram e fizeram a abordagem, encontrando com o fanfarrão R$ 20,00 em dinheiro.
O segundo suspeito, G.R.P.R., de 19 anos, foi revistado no local e flagrado com quatro microtubos de substância análoga à cocaína em mãos, além de R$ 15,40 em espécie. Questionado, ele confessou que estava traficando drogas no local junto com o menor.
Durante buscas nas imediações, os gm’s localizaram mais 15 microtubos da mesma substância escondidos dentro de um duto de água pluvial.
Diante dos fatos, os dois foram detidos e tiveram seus direitos constitucionais informados. L., por ser menor de idade, teve a mãe comunicada e ela compareceu à delegacia. Ambos passaram por exame de corpo de delito no Hospital Municipal de Itapira e, em seguida, foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária de Mogi Guaçu.
O delegado de plantão, Dr. Roger, ratificou a prisão em flagrante e determinou o registro do boletim com natureza de tráfico de entorpecentes e ato infracional. Os dois permaneceram detidos, à disposição da Justiça.
A ação de combate ao tráfico e captura dos acusados contou com apoio dos membros do GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) Cáceres, Albuquerque, Ivan e Matos.