‘Seo’ Evilasio, da cantina do Mesquita, foi destaque nas redes sociais
Recentemente uma foto correu o Facebook, Instagram e WhatsApp e causou um verdadeiro alvoroço: era o ex-comandante da cantina da escola Júlio Mesquita, seo Evilasio Avancini. O rosto cativante e conhecido de milhares de pessoas foi colocado em um perfil no Face e logo ganhou várias curtidas e comentários carinhosos.
Esta mesmo foto já havia sido postada anos atrás e a palavras de carinho foram as mesmas.
Seu Vilásio, como a criançada dos anos 80 e 90 gostava o chamava, marcou época na Júlio Mesquita. Com seu jeito ímpar de lidar com os pequenos, ele trabalhou por vários anos na cantina.
Só parou de trabalhar, muito a contragosto, depois que o Plano Real chegou, pois ele não conseguia entender a conversão das moedas, ficou meio perdido. Aí a família achou melhor pedir para ele parar. Ele relutou, não queria, mas acabou parando.
Sempre ligado ao comércio, teve um grande armazém na esquina das ruas XV de Novembro e Comendador João Cintra. Depois da morte do irmão e sócio, vendeu e montou um armazém menor em sua casa, ali mesmo na XV de Novembro, ao lado da Casa Baiochi.

Anos mais tarde foi trabalhar em uma cooperativa e, em seguida recebeu o convite de sua vida, feito pelo então diretor da escola, Juarez de Moura: atuar na cantina. E a jornada era de segunda a sexta nos períodos da manhã, tarde e noite.
Ele amava as crianças, adorava ser chamado de vô. Tinha muita paciência. Uma das coisas que marcou foi a troca de garrafinha por balas. Aquele que pegava garrafas deixadas pelo pátio e levava na cantina, ganhava uma balinha.
Depois que deixou a cantina, por anos ele recebeu cartões de Natal de seus ‘pequenos’. Ele ficava muito contente com esse carinho. Na verdade, era a retribuição do que as crianças recebiam dele.
Seo Evilasio deixou e trabalhar na escola Júlio Mesquita aos 87 anos de vida, em meados dos anos 90. Morreu, com 92 anos de idade em 1999.