Gazeta Itapirense

Rogério do Allan Kardec emplaca 3 projetos de lei voltados para o esporte  

A Câmara Municipal de Itapira aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 11, durante a 30ª sessão ordinária de 2025, três projeto de lei de autoria do vereador Rogério do Allan Kardec (REP), que versam sobre o apoio e o incentivo à prática de esportes no município.

O projeto de lei nº 48/25, institui a Semana Municipal de jogos de Xadrez e Damas nas Escolas do município de Itapira, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de julho. O objetivo é incentivar a prática de jogos mentais entre estudantes da rede pública e privada de ensino; desenvolver habilidades cognitivas, raciocínio lógico, concentração e disciplina; promover torneios, palestras, oficinas e atividades pedagógicas relacionadas ao xadrez e damas; estimular a integração entre escolas, professores, alunos e comunidade.

Já os projetos de lei nº 49 e 50 de 2025, instituem, respectivamente, o Programa Municipal de Incentivo ao Atletismo e a Semana Municipal do Ciclismo e da Mobilidade Sustentável em Itapira. Em ambos os casos, a ideia é estimular a prática destas modalidades.

No caso do atletismo, as corridas de rua, caminhadas e provas de atletismo, através da promoção e realização de corridas e caminhadas públicas; do incentivo a torneios escolares de atletismo; podendo ainda ser realizado através de parcerias com clubes, academias e entidades esportivas.

No caso do ciclismo, uma semana para incentivar o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável, a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de setembro, promovendo passeios ciclísticos; palestras educativas sobre segurança no trânsito; e oficinas de manutenção básica de bicicletas.

“Os jogos mentais são reconhecidos como esporte e ferramenta pedagógica, indicado para o desenvolvimento do raciocínio lógico, planejamento, memória, concentração e disciplina. Apesar de sua relevância, Itapira ainda não possui um programa oficial de incentivo ao jogo de xadrez e de damas nas escolas. O projeto não gera custos significativos ao município, podendo ser realizado com parcerias com professores voluntários, clubes de xadrez e associações culturais”, justificou o autor.

“Já o atletismo é considerado o esporte-base, pois trabalha corrida, salto e resistência física, servindo como formação para outras modalidades. Em Itapira, não há lei específica de incentivo ao atletismo, e a instituição desse programa permitirá criar uma cultura de participação popular em corridas de rua, caminhadas e torneios escolares”, explicou Rogério.

Por fim, o vereador destacou que o ciclismo é um esporte em crescimento no Brasil e promove saúde, lazer e mobilidade sustentável. “Itapira, com seu relevo e estradas rurais, tem grande potencial para passeios e competições. Além disso, a bicicleta é alternativa de transporte econômico e não poluente. Criar a Semana Municipal do Ciclismo incentiva hábitos saudáveis e reforça a educação no trânsito, beneficiando tanto os praticantes quanto toda a comunidade”.