Ribeirão da Penha virou lixão graças à ação de gente ‘sem noção’
No início da tarde desta sexta-feira, 16, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi mobilizada para uma ação de limpeza em um trecho do Ribeirão da Penha, na região do bairro dos Prados.
Através de denúncias que chegaram à secretaria, a equipe constatou a presença de diversos detritos descartados irregularmente nas margens do rio que, com as chuvas dos últimos dias, se acumularam em um ponto com bastante vegetação, que funcionou como uma barragem.
Aproximadamente 15 servidores trabalharam por algumas horas para retirar o máximo de lixo que foi possível. A chuva que caiu pouco depois das 13h não impediu a continuidade dos trabalhos para evitar que a força da correnteza levasse o material mais adiante.
Foram coletados diversos sacos de detritos, em sua grande maioria materiais passíveis de reciclagem: garrafas PET, vidros de desodorante, capacetes, bolas, dentre outros.

O secretário Cristiano Florence, que participou da ação, chamou atenção para o papel da população no zelo pelo Ribeirão da Penha, que atualmente é a única fonte de abastecimento de água de todo o município. “O cuidado com o rio não é obrigação apenas do Poder Público, mas também da população. Temos coleta de lixo orgânico três vezes na semana e coleta de material reciclável uma vez por semana em todos os bairros. Não tem por que fazer esse descarte irregular”, afirmou. “É daqui que sai a água que todos nós vamos consumir. Deixo meu apelo à população para que não jogue lixo nas margens do rio e façam a separação adequada de material reciclável”, completou.
A Secretaria de Meio Ambiente recebe solicitações pelo telefone (19) 3863-1886 ou presencialmente na Rua Benedita Leme Ramos, nº 77, Jardim Ivete. Denúncias ambientais podem ser registradas por meio do formulário online https://tinyurl.com/274ytdf6.




