Gazeta Itapirense

Requerimento para convocar diretora de Cultura é apresentado na Câmara

O requerimento nº 835/2025, que pede a convocação da diretora municipal de Cultura e Turismo, Roniana Valentim, para prestar esclarecimentos na Câmara de Itapira, foi incluído na ordem do dia da sessão desta semana pelo vereador Mino Nicolai. No entanto, a análise do documento acabou adiada após pedido de vistas feito pelo vereador Fábio Galvão. Com isso, a votação acontecerá, se nada mudar, somente na próxima sessão.

De autoria dos vereadores Thiago Fontolan, Maurício Cassimiro e André Siqueira, o requerimento solicita que a gestora compareça pessoalmente ao Legislativo para esclarecer dúvidas e responder a questionamentos sobre informações ligadas à Cultura e Turismo. Segundo os autores, as respostas enviadas pela diretora até o momento são consideradas insuficientes e pouco esclarecedoras, além de descumprirem prazos regimentais para envio.

O texto do documento ressalta que a medida busca assegurar a publicidade e a transparência das ações da administração municipal, garantindo também o pleno exercício da função fiscalizadora dos vereadores, como previsto na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Casa.

A proposta não contou com a assinatura dos vereadores Luan Rostirolla, Fábio Galvão e Mino Nicolai.

Procurada pela reportagem, Roniana Valentim afirmou que todas as informações relacionadas à sua Pasta foram prestadas corretamente e dentro dos prazos legais.

“Todas as informações em relação à minha pasta foram fornecidas corretamente e tempestivamente, obedecendo ao que dispõe a lei orgânica do município e a lei de acesso à informação. Inclusive, essa determinação legal visa promover o maior acesso público às informações e orientar a todos que elas estão regularmente publicadas no portal da transparência, como determina o § 6° do art. 10 da lei de acesso à informação”, declarou.

A diretora ainda destacou que pode ter ocorrido algum erro de comunicação com outras secretarias que detêm parte dos dados solicitados, mas garantiu que segue à disposição para atender vereadores e cidadãos sempre que necessário.