Projeto “Mogi Feita à Mão” será retomado neste começo de ano
A Associação Comercial e Industrial (ACIMM) tem agendado para a próxima terça-feira, dia 06 de janeiro, a partir das 19h00, um encontro com artesãos da cidade que não participaram em 2025 do processo de capacitação que resultou no programa Mogi Feita a Mãos, uma parceria da ACIMM com o Sebrae-SP que atraiu 21 interessados ao longo do ano passado.
O presidente da ACIMM, Nelson Theodoro Junior, informou que na avaliação feita com profissionais do setor, existe espaço para a realização de um novo processo de capacitação nos moldes daquele realizado em 2025.
A iniciativa tem apoio da Art Mix, entidade que congrega interesses de artesãos locais. Theodoro Junior avalia que um maior nível de qualificação leva a resultados como o fortalecimento da atividade e à própria inclusão destas pessoas no rol de empreendedores com estabelecimento comercial ativo. “O ponto culminante de todo esse processo é a transformação do potencial artístico em um negócio rentável, disponibilizando produtos de qualidade, produtos de diferenciado, enriquecendo a diversidade de nosso comércio”, colocou.

Ao assumir a gestão da ACIMM no início do ano passado, a atual diretoria traçou como um dos objetivos imediatos o fortalecimento do setor de artesanato. O primeiro encontro neste sentido ocorreu em 25 de fevereiro e contou com participação da equipe do escritório regional do SEBRAE de São João da Boa Vista. “Ali foram lançadas as bases para a realização de um projeto que se mostrou vitorioso em todos os aspectos”, elogiou o atual presidente.
Ao final, após 6 meses de cursos, mentorias e qualificação por meio de atividades presenciais, o programa foi encerrado com chave de ouro com a realização em 08 de agosto na sede da ACIMM da exposição “Mogi Feita à Mão”, que mostrou ao público o potencial da atividade como elemento de fortalecimento da atividade comercial de nossa cidade.
Nelson confirmou a participação da equipe de consultores do SEBRAE no encontro. “Irão abordar como transcorreu todo o processo de criação do programa no ano passado, uma forma de incentivar a participação das pessoas interessadas”. Nelson acrescentou ainda que os interessados em participar da apresentação, necessariamente, não precisam ser sócios da ACIMM, mas advertiu que será algo necessário (se tornar sócio) caso o participante deseje se inscrever no processo de capacitação.
Reconhecimento
O sucesso da iniciativa mereceu até mesmo uma deferência especial do Sebrae-SP, que em sinal de reconhecimento ao potencial do programa desenvolvido em parceria com a ACIMM, levou artesãos que integraram o programa para participar no mês de outubro em São Paulo da Feira do Empreendedor 2025 (FE 2025).



