Gazeta Itapirense

Prefeitura entrega Centro de Recuperação para atender pacientes com câncer

O prefeito Toninho Bellini entrega na semana que vem mais um equipamento especializado para a área de saúde de Itapira. É que partir de quarta-feira (9) tem início as atividades do Centro de Reabilitação Física a Pacientes Oncológicos (Crefipo).

O serviço é uma realização da Prefeitura Municipal por meio de parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) e a Secretaria de Saúde. O atendimento será na antiga sala de fisioterapia da Uniesi (na Avenida Rio Branco) e atingirá pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Duas professoras da SEL ficarão responsáveis pelas atividades, que englobam exercícios individualizados e assistidos, sempre de forma personalizada, com foco em desenvolvimento de força, melhoras das condições funcionais e do condicionamento cardiopulmonar. O Crefipo surgiu de um projeto elaborado pelo secretário de Esportes, Moisés Germano, em 2021, durante seu doutorado.

“Tive uma experiência na produção de pesquisas sobre os efeitos do exercício físico em pacientes oncológicos. No ano passado, o prefeito Toninho Bellini tomou conhecimento do projeto e tem nos dado um respaldo incrível para colocar em prática”, contou o secretário, enaltecendo a parceria constante com a Saúde.

Parceria entre as secretarias de Saúde e Esporte em novo projeto (Foto: Prefeitura de Itapira/Divulgação)

Nesta primeira fase do projeto, as atividades acontecerão de terça a sexta, com a formação de três turmas, sempre com quatro pacientes cada. Uma das turmas está fechada para as terças e quintas das 18h00 às 19h00. Outra, fará atividades de quarta das 8h00 às 9h00 e de sexta das 15h00 às 16h00 e a terceira, de quarta das 9h00 às 10h00 e de sexta das 16h00 às 17h00.

Além do projeto ter uma linha que visa a expansão do atendimento a médio e longo prazo, Moisés explica que o objetivo é que haja uma rotatividade de pacientes e que o Crefipo funcione como uma porta para outras ações da SEL. “Queremos que o paciente possa fazer os exercícios, se reabilitar fisicamente e, posteriormente, estar apto para participar de outras atividades que oferecemos, como o Super Ação. Então, outros pacientes terão a oportunidade de acesso a essas atividades, que, sem dúvida, serão muito importantes para o processo de reabilitação”.

 

Compartilhe
error: