Gazeta Itapirense

Por que médicos não querem atuar em Itapira? Cidade está há 7 meses sem Detran

A dificuldade para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem se tornado um problema cada vez mais grave em Itapira e vem penalizando diretamente a população, especialmente trabalhadores que dependem do documento para garantir renda.

Há mais de sete meses, o município não conta com médicos credenciados para a realização dos exames exigidos pelo Detran-SP, situação que se agrava justamente em um momento de aumento na procura por habilitações, após mudanças recentes nas regras para obtenção da CNH.

Desde o descredenciamento dos três médicos que atuavam na cidade, usuários do sistema têm sido obrigados a se deslocar para municípios da região para concluir o processo. A falta de profissionais interessados em se credenciar em Itapira levanta questionamentos sobre as condições oferecidas e o impacto dessa ausência para quem depende do serviço público.

A situação ganhou maior visibilidade no início de junho, após os últimos médicos deixarem de atender pelo sistema do Detran. O caso foi revelado com exclusividade pela Gazeta.

Os profissionais atuavam há décadas no município e mantinham consultório na rua Regente Feijó, região central da cidade. A reportagem esteve no local, que estava fechado.

Antigo local de atendimento dos médicos do Detran (Foto: Gilmar Carvalho/Gazeta)

Segundo informações apuradas, o descredenciamento ocorreu após o Detran exigir que os médicos passem a atender como Pessoa Jurídica, com CNPJ, e não mais como pessoa física. A mudança, segundo o órgão estadual, faz parte de um processo de padronização, mas acabou inviabilizando a permanência dos profissionais que já atuavam no município.

Sem médicos credenciados em Itapira, candidatos à primeira habilitação, motoristas que precisam renovar a CNH ou mudar de categoria estão sendo direcionados, via sistema, para cidades como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Aguaí, Estiva Gerbi e até Campinas. No Poupatempo de Itapira, a orientação é que o agendamento é feito automaticamente, com poucas possibilidades de escolha por parte do usuário.

A dificuldade é ainda maior para idosos e pessoas de baixa renda. “Tem gente que desiste. Alguns não têm dinheiro para ir a outra cidade, outros acham complicado demais esse deslocamento”, relatou o responsável por um escritório despachante da cidade.

Procurado pela reportagem, o Detran-SP informou que “o processo de credenciamento para novos médicos segue aberto, mas que até o momento não houve profissionais interessados em atuar em Itapira”. A resposta reforça o impasse enfrentado pelo município e levanta o questionamento sobre os motivos que afastam médicos da cidade, mesmo diante de uma demanda crescente.

Enquanto isso, a população segue arcando com os custos financeiros, o desgaste emocional e o risco de perder oportunidades de trabalho por não conseguir cumprir exigências básicas do processo de habilitação.

O credenciamento de médicos pode ser feito por meio do portal oficial do Detran-SP, mas, passados mais de sete meses, a ausência de interessados mantém o problema sem solução concreta.

 

Portal para credenciamento do Detran/SP

https://credenciados.detran.sp.gov.br/classe-medicos

https://credenciados.detran.sp.gov.