Parceria entre Prefeitura e CPFL visa arborização urbana e segurança elétrica
A Prefeitura e a CPFL Paulista formalizaram nesta segunda-feira, 22, a assinatura do termo de cooperação que institui o projeto “Arborização + Segura”, que vai garantir mais segurança à população por meio da substituição de árvores em situação de risco para a rede elétrica e, ao mesmo tempo, ampliar a arborização urbana do município.
O ato contou com a presença do prefeito Toninho Bellini, do secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Florence, e do consultor de relacionamento da CPFL Paulista, Fellipe dos Santos.
Segundo Florence, o projeto já começou com o levantamento das árvores que apresentam risco de queda sobre a fiação. “Até o momento, já identificamos cerca de 100 árvores em situação de risco. Todas elas serão substituídas com a devida autorização técnica, e para cada árvore suprimida, outras cinco serão plantadas em locais adequados, em um processo de compensação ambiental”, explicou.
Os cortes e a remoção serão realizados pela CPFL, enquanto o município ficará responsável pela destinação dos resíduos e pelo plantio das mudas compensatórias. Todas as árvores doadas terão, em média, 1,80 metro de altura no momento do plantio, o que garante melhores condições de desenvolvimento.

Com a proporção de cinco mudas para cada árvore suprimida, a expectativa inicial é que cerca de 500 novas árvores sejam plantadas em diferentes pontos da cidade logo nesse início do projeto.
O prefeito Toninho Bellini destacou a importância da iniciativa. “Além de eliminar riscos à população e à rede elétrica, esse projeto traz uma grande contribuição para a sustentabilidade e para a qualidade de vida em nossa cidade, pois teremos mais áreas verdes e mais segurança”, afirmou.
O projeto Arborização + Segura terá vigência de quatro anos e prevê também ações de educação ambiental, divulgação e conscientização junto à população.
As solicitações para avaliação de árvores que podem apresentar riscos à rede elétrica podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3863.1801.