Gazeta Itapirense

Outubro Rosa + leva palestra e café especial para as mulheres do CASMI

Com o objetivo de levar informação e orientação sobre temas importantes, especialmente o câncer, a Secretaria Municipal de Saúde tem incentivado que todas as UBS’s e centros de atendimentos especializados promovam momentos de conscientização sobre o assunto.

Seguindo essa proposta, o CASMI (Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Itapira) realizou nesta quinta-feira, 9 de outubro, uma atividade especial em comemoração ao Outubro Rosa+. O evento contou com um café da manhã especial e a presença da Associação Pétalas de Rosas, além dos médicos ginecologistas Dr. Newton Santana (diretor administrativo do Hospital Municipal), Dr. Bruno L. Evangelista Pinto, da responsável pela Rede Básica de Saúde Renata Rodrigues e de toda a equipe do CASMI.

Durante o encontro foi promovido um bate-papo sobre câncer de mama, diagnóstico, tratamento e formas de prevenção. A Associação Pétalas de Rosas também orientou as participantes sobre a importância do autoexame. Com a presença de mais de 30 mulheres o evento reforçou a importância do cuidado com a saúde feminina.

Para a secretária de Saúde Maria Sueli Rocha Longhi, ações como essa são fundamentais para o município: “Quando resolvemos organizar a programação, achei de suma importância não ser apenas Outubro Rosa, mas colocar um ‘+’ na frente. A intenção, além de falar sobre a prevenção do câncer de mama, é lembrar também do câncer do colo do útero e abordar assuntos pertinentes à saúde da mulher. Por isso, o nosso Outubro Rosa + é um mês com várias atividades voltadas especialmente para elas”, explicou. Segundo dados mundiais, mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos, e a detecção precoce salva vidas.

O CASMI oferece diversos serviços e exames voltados à saúde da mulher como colposcopia, cauterização, colocação de DIU, consultas especializadas em ginecologia, além dos ambulatórios de Pré-natal de Alto Risco, Ginecologia e Pré-natal de Adolescentes e o Programa de Planejamento Familiar. Os encaminhamentos são feitos exclusivamente pelas Unidades Básicas de Saúde do município.

Além das atividades no CASMI outras ações estão sendo realizadas nas UBS’s da cidade durante todo o mês de outubro.