Gazeta Itapirense

Organização, transparência e visão de futuro impulsionam a Euroterra no interior paulista

Nova sede, novos projetos e a consolidação de uma trajetória marcada por trabalho, visão de futuro e forte presença feminina no comando.

A Euroterra Empreendimentos Imobiliários inaugura em Itapira uma estrutura moderna que simboliza não apenas a expansão da empresa na região, mas também a história de superação e continuidade construída por Cristiane de Lima, que assumiu os negócios da família aos 24 anos, após a morte do pai, e transformou a marca em referência no setor de loteamentos. Em entrevista, a CEO relembra o início da empresa, destaca os valores herdados e reforça o compromisso com organização, transparência e desenvolvimento regional.

A origem da Euroterra está diretamente ligada à visão do fundador. “Meu pai queria um nome que desse valor à terra. Ele sempre falava que carro você tira da concessionária e já vale menos. A terra não. Se você souber cuidar, ela só valoriza. Ele dizia que o bom investimento é feito em terra”, conta Cristiane. Foi dessa convicção que nasceu o nome Euroterra, unindo a ideia de valor e solidez.

O primeiro empreendimento foi o loteamento Alonso Carmona, em Itapira, desenvolvido em parceria com a JSA, de Ademir Carmona. Até então, o fundador atuava mais na área de construção. A empresa ainda estava nos primeiros passos quando, em 15 de outubro de 2009, ele faleceu. “Eu tinha 24 anos. Ele tinha deixado alguns imóveis, barracões, prédios comerciais e casas dentro da empresa, mas estava tudo começando. Eu não mexia diretamente, minha formação é em Educação Física, tenho mestrado em Performance Humana. Dei aula, trabalhava como personal. Foi uma mudança da noite para o dia.”

Cristiane assumiu comando da empresa aos 24 anos: 1,4 milhão de metros quadrados empreendidos e consolidados (Foto: Gilmar Carvalho/Gazeta) 

Apesar da mudança brusca de rumo, Cristiane afirma que foi preparada desde muito jovem. “Desde os 12 anos meu pai falava: um dia você vai tomar conta das coisas. Ele fazia a gente sentar, ouvir as conversas, entender os problemas. Sempre dizia: pensa antes de abrir a boca, porque depois que você der sua palavra, você mantém.”

Os primeiros anos foram dedicados a organizar a estrutura deixada. “Usei praticamente oito anos para colocar a casa em ordem. Fui entender negociação por negociação, documento por documento.” A mãe, que segue ativa na empresa, também foi peça fundamental. “Minha mãe é a fiscal número um. Se deixar, ela sobe no telhado para ver se está tudo certo. Eles vieram de origem muito simples, sempre ensinaram que nada pode ser desperdiçado.”

Com a empresa estruturada, a expansão ganhou força. Em Itapira, veio o Jardim Esmeralda. Depois, a Euroterra avançou para Mogi Mirim, com o Jardim Imperial, de 1.011 lotes, até hoje o maior empreendimento da empresa. Ao todo, já são mais de 1,4 milhão de metros quadrados empreendidos e consolidados em cidades como Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Engenheiro Coelho. “Temos mais de quatro milhões de metros quadrados em projetos para os próximos anos na região.”

Em Engenheiro Coelho, a comercialização surpreendeu. “Eu fui para treinar os corretores e acabei vendendo tudo em seis horas”. O projeto inclui áreas comerciais e residenciais, infraestrutura completa, paisagismo assinado por profissional renomado e atenção aos mínimos detalhes. “A gente busca entender para quem está vendendo. Lá, por exemplo, respeitamos os costumes locais, até o dia de plantão foi ajustado.”

Cristiane destaca que o diferencial da Euroterra está na organização e no pós-venda. “Tudo que começa organizado, vai organizado. Antes de vender, já registramos contrato, regulamento interno, estatuto da associação. O cliente compra sabendo das regras. Isso evita conflito entre vizinhos e preserva o valor do imóvel.”

Os contratos são registrados em cartório, com força jurídica, e o financiamento é majoritariamente próprio. “Mais de 90% da carteira é com a gente. É tudo transparente, o cliente tem acesso a todas as informações.”

A estrutura administrativa acompanha o crescimento. A nova sede em Itapira foi planejada para comportar a expansão da equipe, hoje com 25 colaboradores, em sua maioria mulheres. “Quando comecei, era jovem, mulher e herdeira. Foi difícil. Mas eu estudei muito para saber exatamente do que estava falando. Hoje eu faço estudo de viabilidade, acompanho obra, comercial, financeiro, jurídico. É um trabalho muito amplo.”

O espaço recém-inaugurado reflete essa visão. Antes da inauguração oficial, a empresa promoveu um “dia da família” para que parentes dos colaboradores conhecessem o ambiente. “Eu quis que a família viesse antes de todo mundo. A gente passa a maior parte da vida aqui dentro, então tem que ser um lugar bom para trabalhar.”

Cristiane escolheu pessoalmente quadros, frases motivacionais e detalhes da decoração. “Eu quero que eles leiam aquelas frases todos os dias. Quero que tenham prazer de estar aqui.”

Para o futuro, a CEO projeta crescimento com estrutura e qualidade de vida para a equipe. “Eu não quero que ninguém viva só para trabalhar. Por isso invisto em ferramentas, sistemas e processos que otimizam tempo. Se uma ferramenta reduz uma hora para cinco minutos, a gente contrata.” Ela acredita que a nova sede ainda verá a equipe crescer. “Aqui é grande. Cabe muita gente. E tem muita coisa boa vindo para a região.”

Administrada por uma mulher que assumiu o legado do pai e imprimiu seu próprio estilo de gestão, a Euroterra consolida-se como uma das principais referências em loteamentos no interior paulista, apostando em planejamento, transparência e compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades onde atua