Gazeta Itapirense

Novo PAC contempla Itapira com equipamentos para as UBSs e Teleconsulta

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira foi contemplada no Novo PAC Seleções 2025 – eixo Saúde, do Governo Federal, com o Combo de Equipamentos para UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Kit de Equipamentos para Teleconsulta.

O resultado foi divulgado essa semana pelo Ministério da Saúde e está disponível para consulta no site https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes2025/resultados-das-selecoes/resultados-das-selecoes-2025.

O eixo Saúde do Novo PAC Seleções prevê investimentos na estruturação e qualificação da Atenção Primária em todo o país com o objetivo de fortalecer o atendimento nas UBSs e garantir mais acesso à saúde, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros. Para o município, a conquista representa mais um passo importante na modernização da rede pública de saúde, permitindo ampliar e agilizar os atendimentos prestados à população por meio da inclusão de novas tecnologias.

O Combo de Equipamentos é composto por 16 itens que serão destinados às UBSs do município. São eles: Câmara fria exclusiva para vacinas, Retinógrafo portátil, Espirômetro digital, Dermatoscópio, Eletrocardiógrafo, Eletrocautério (bisturi elétrico), Desfibrilador externo automático, Doppler Vascular, Laser para fisioterapia, Ultrassom para fisioterapia, Balança portátil até 200kg, TENS e FENS, Dinamômetro, Cadeira de rodas, Fotóforo e Tábua de propriocepção.

Já o Kit de Equipamentos para Teleconsulta incluem notebook, televisor e webcam e com ele a cidade passará a contar com estrutura adequada para a realização de atendimentos à distância, dentro da proposta do SUS Digital. Essa modalidade permite que profissionais de saúde realizem exames e consultas remotas com apoio de especialistas, aumentando a resolutividade e otimizando recursos do sistema público.

“As conquistas trazidas pelo Novo PAC representam um avanço significativo para nossa rede de Atenção Primária. Esses equipamentos não apenas modernizam as unidades, mas também ampliam o acesso e melhoram a qualidade dos serviços ofertados aos nossos munícipes”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dra. Maria Sueli Rocha Longhi.

As inscrições do município foram realizadas no início do ano. As próximas etapas incluem o repasse dos equipamentos e a efetiva implantação dos serviços.