Nova tecnologia para estomia testada em Itapira é destaque em workshop regional
No dia 27 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira marcou presença no Workshop Leak Defense promovido pela empresa Convatec, em Campinas, e foi destaque com a apresentação de caso clínico de um paciente itapirense. O evento reuniu profissionais de toda a região para atualização sobre as tecnologias voltadas ao cuidado de pacientes com estomia, com foco na indicação adequada de equipamentos convexos que garantam mais segurança e conforto aos usuários.
A enfermeira Kelly Tetzner Cremasco, coordenadora do Centro de Cardiologia e do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico, representou o município e apresentou um estudo de caso de um paciente de Itapira que teve avanços significativos proporcionados pela adoção de um novo equipamento lançado pela empresa, o ‘Esteem Body’.
Conforme explanou, o paciente apresentava dermatite periestoma e precisava realizar trocas frequentes do equipamento em razão da pouca absorção de umidade e descolamento precoce do adesivo. Com a utilização do novo modelo, testado primeiramente em Itapira, foi observada uma melhora significativa no quadro clínico, com maior adesividade, controle da umidade e aumento no tempo de uso, fatores que contribuem diretamente para o bem-estar físico, emocional e social do paciente.
Segundo os organizadores do evento, o estudo de caso serviu de referência para debater a importância de investimentos na área, com foco em equipamentos mais modernos, que ao mesmo tempo oferecem maior eficiência clínica e resultam em economia ao sistema de saúde municipal. Além disso, a abordagem apresentada reforçou a importância de uma avaliação individualizada e holística, respeitando as necessidades específicas de cada paciente.
“A participação em eventos como esse é essencial para que possamos atualizar nossas práticas e oferecer aos pacientes o que há de mais moderno e eficaz no cuidado com estomia”, afirmou a enfermeira Kelly. “Compartilhar um caso real do nosso município e ver o impacto positivo de uma nova tecnologia e motivo de muita satisfação porque sabemos que essas experiências resultam na melhoria da qualidade do atendimento e contribuem para decisões mais assertivas na gestão pública da saúde”, completou.
Atualmente, Itapira atende 72 pacientes com estomia. A indicação de equipamentos adequados é essencial para garantir qualidade de vida e evitar complicações como vazamentos e lesões de pele. O serviço funciona no prédio do CEM (Centro de Especialidades Médicas), ao lado do Hospital Municipal, e os pacientes são encaminhados pelo serviço de saúde onde foi feita a cirurgia.
Em caso de dúvidas, basta se dirigir até o local (Rua Reverendo Alfredo Guimarães, n° 65, ao lado do Hospital Municipal) ou entrar em contato pelo telefone (19) 3913.9383.