Gazeta Itapirense

Nossa História: Casa da Criança, um sonho de amor que perpetuou gerações

Uma das mais tradicionais instituições assistenciais de nossa cidade, a Casa da Criança “Celencina Caldas Sarckis, aniversariou comemorando 80 anos de existência e nos contemplando com uma história exemplar de carinho e dedicação ao próximo.

O sonho de dona Celencina Caldas Sarkis sempre foi poder proporcionar às mães carentes de sua cidade um local digno e seguro para deixarem seus filhos enquanto saiam para trabalhar em busca do sustento para eles. Este sonho se tornou realidade no dia 27 de Julho de 1945 quando ela, amparada por outras senhoras da sociedade da época, fundou uma instituição chamada “Casa da Criança de Itapira” que tinha como proposta de trabalho acolher crianças carentes na faixa etária de 02 a 10 anos de ambos os sexos, sem qualquer distinção, em regime de semi-internato.

Foi a primeira creche itapirense e ministrava às crianças uma educação rigorosa baseada em bons hábitos de higiene, respeito e ensinamentos religiosos. Todas as atividades educativas e recreativas eram baseadas nos conceitos de educação vigentes na época, sendo considerada como um marco, pois este tipo de preocupação social era novidade em uma cidade de pequeno porte como era a nossa naquela época.

Dona Celencina foi escolhida como Presidente de Honra por ter doado o prédio onde tudo começou. Era uma enorme casa, existente até hoje, na Rua Francisco Glicério nº 232. Tamanho foi o reconhecimento das mães beneficiadas pelo projeto e a gratidão da população em geral pela dedicação e relevância dos serviços por ela prestados, que no dia 18 de Dezembro de 1965 numa mais que justa homenagem à fundadora da obra foi dado à Casa o seu nome que desde então passou a ser chamada de “Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis”.

A primeira diretoria foi composta pelas senhoras da sociedade itapirense na ordem elencada: Presidente: Noêmia Sales Cintra, Vice presidente: Elvira Santos de Oliveira, 1ª Secretária: Lygia de Toledo Serra, 2ª Secretária: Theolinda Braga Alves Lima, 1ª Tesoureira: Benedita Leme Ramos, 2ª Tesoureira: Dalila Simões Galdi, Conselheiras: Sizi Vieira Cintra e Eni Sarkis, Auxiliares: Rita de Cássia S. Canto, Adalgisa Cintra Pereira e Divina Moraes Cintra.

Desde o início a instituição contou com a generosidade peculiar aos cidadãos itapirenses na doação de gêneros alimentícios, higiênicos e de todas as necessidades, inclusive tendo as crianças atendimento médico gratuito por parte dos Doutores Aquiles Galdi e José Sechi.

A Casa proporcionava ainda às suas crianças festas tradicionais como as juninas com quadrilha e comidas típicas e as natalinas que eram recheadas de músicas, apresentações teatrais, cantos, comidas e bebidas. Em ocasiões como esta havia até mesmo distribuição de presentes para todos os assistidos.

Desde 1º de Abril de 1979 a Casa tem sua sede em um amplo imóvel que fica na Rua Silvio Galizoni nº 238, e continua até hoje prestando os mesmos relevantes serviços à população tendo como presidente a neta de sua fundadora a Sra. Celene Ap. Sarkis Pegorari que trabalha inspirada nos moldes de sua avó, mantendo o mesmo desprendimento, dedicação e zelo que trazem a esta instituição o respeito e consideração de toda população itapirense.

 

  • Coluna publicada originalmente na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense de 01 de agosto de 2015