Morcego infectado com raiva é achado morto no Santa Fé
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, confirmou nesta sexta-feira, 30, um caso positivo de raiva em morcego. O animal da espécie Artibeus lituratus, que se alimenta de frutas, foi encontrado morto na região do bairro Santa Fé no dia 16 de maio e encaminhado para análise no Instituto Pasteur, que confirmou a presença do vírus.
Ele estava no cruzamento da rua João Coloço com a avenida David Moro Filho.
Segundo o médico veterinário Rodrigo Bertini, da Zoonoses, o caso indica circulação do vírus no chamado ciclo aéreo, o que aumenta o risco de transmissão para animais domésticos e de produção. “É um aviso claro de que a raiva está ativa na região. Já são quase 30 casos registrados no Estado de São Paulo apenas neste ano, e municípios como Socorro já têm ocorrências em animais de produção. A vigilância precisa ser constante”, alertou.
Ele reforça que, mesmo não sendo hematófagos, morcegos frugívoros podem transmitir a raiva de forma acidental. “Esses animais mordem para se defender quando são atacados por cães, gatos ou pessoas. Por isso, é essencial manter os pets vacinados”, completou. Bertini também orienta que, ao encontrar morcegos caídos, a população não deve manuseá-los e sim acionar a equipe da Zoonoses.

De acordo com Nota Técnica do Ministério da Saúde, o bloqueio vacinal com campanhas em massa é indicado apenas quando há casos de raiva confirmados em cães ou gatos. Em situações envolvendo morcegos, como neste caso, não há obrigatoriedade de bloqueio, mas o alerta à população é mantido.
Em Itapira, a vacinação antirrábica de cães e gatos é gratuita e realizada mediante agendamento. Os tutores devem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (19) 99723-1295, informar a quantidade de animais e agendar a aplicação na sede da Zoonoses.