Gazeta Itapirense

Mogi Mirim terá concurso público para a Guarda Municipal e Bombeiros

O prefeito de Mogi Mirim, Paulo Silva (MDB), autorizou a realização de concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) e Bombeiro Civil Municipal de Mogi Mirim. A decisão atende a um pedido do secretário de Segurança, Antônio Catossi, que assumiu a pasta no último dia 10 de julho.

Segundo o prefeito, o secretário da pasta apresentou projetos que visam ampliar a segurança municipal na zona rural, o patrulhamento com motocicletas, reforçando o trabalho já realizado com carros e ainda o reforço do monitoramento por câmeras, por isso precisará de efetivo.

“Autorizei o concurso porque com esse efetivo não tem como ampliar os serviços. Agora, os secretários de administração e de segurança estão levantando a demanda e as necessidades”, contou Paulo Silva.

O município não realiza concurso para a corporação há cerca de 10 anos e o último chamamento aconteceu em 2021, com quatro guardas convocados e, dois bombeiros contratados, o que resultou em um efetivo defasado e na necessidade de reforço no quadro de guardas.

“Apresentamos estudo técnico, destacando a demanda reprimida e as projeções de aposentadorias nos próximos quatro anos e a inclusão no PDV e o prefeito autorizou a abertura do concurso”, explicou Catossi.

A proposta do secretário de segurança inclui a contratação de 26 guardas e 10 bombeiros no primeiro ano, ou seja, em 2026, com cinco adicionais nos três anos seguintes.

“Nós trabalhos com expectativa de aposentadorias então este concurso vem para suprir e também para termos um efetivo mínimo para atendimento de demandas do sistema de câmeras, da área rural e área urbana”, disse Catossi.

A expectativa é de que o concurso seja aberto até o final de 2025, com planos de iniciar as escolas de formação entre fevereiro e março de 2026. Os GCMs têm formação de seis meses e os bombeiros três meses.

Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim