Meio Ambiente faz monitoramento da emissão de fumaça da frota municipal
Com o objetivo identificar possíveis irregularidades que possam contribuir para a poluição atmosférica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo o monitoramento da emissão de fumaça preta nos veículos movidos a diesel da frota municipal. A ação segue os parâmetros estabelecidos pela Lei Municipal nº 4.519/09.
As medições estão sendo realizadas pelos técnicos da secretaria Lucas Hamaguti e Rafael Batista, que utilizam a Escala de Ringelmann, um instrumento autorizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para avaliar a densidade da fumaça emitida pelos escapamentos. Até o momento, todos os veículos avaliados apresentaram índices dentro dos padrões permitidos.
De acordo com a escala, as emissões consideradas regulares são aquelas compatíveis com os níveis 1 e 2 da classificação colorimétrica, correspondentes a 20% e 40% de opacidade. Acima desses níveis, é emitido um parecer técnico para que o problema seja corrigido.
Segundo o biólogo e diretor da pasta, Anderson Martelli, a emissão de fumaça preta é um indicativo de que o motor não está realizando a queima completa do diesel. “Além de representar desperdício de combustível e risco de danos aos componentes do motor, como bombas e bicos injetores, o excesso de fumaça contribui significativamente para o aumento da poluição do ar e da liberação de gases causadores do efeito estufa”, explicou.
Martelli também ressaltou os impactos à saúde pública, especialmente durante o período seco do inverno. “A maior concentração de material particulado na atmosfera agrava problemas respiratórios, sobretudo entre crianças e idosos. Por isso, o monitoramento contínuo da frota é uma medida preventiva fundamental”, concluiu.