Legado industrial de Funabashi Yoshio inspira a Semana do Empreendedorismo
A Câmara Municipal de Itapira realizou nesta quinta-feira, 02, a 33ª sessão ordinária de 2025. Durante os trabalhos legislativos, os vereadores apreciaram e votaram dezenas de matérias constantes da pauta. Destaque para a aprovação por unanimidade de cinco novos projetos de lei.
Entre eles um que homenageia uma das figuras mais importantes da industrialização em grande escala de Itapira e do país. O PL 69/25, de autoria do vereador Carlinhos Sartori (PSDB), nomeia de “Funabashi Yoshio” a Semana Municipal de Empreendedorismo, criada pela Lei Municipal nº 6.537, de 22 de agosto de 2025. Fundador da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha S/A, Funabashi Yoshio é reconhecido por sua inestimável contribuição para o desenvolvimento econômico, social e industrial do município de Itapira, sendo um exemplo de pioneirismo, visão e dedicação.

O PL nº 57/25, de autoria do vereador Rogério do Allan Kardec (REP), institui no município de Itapira o “Disque – Idoso”, destinado a atender denúncias de desrespeito, maus-tratos, abandono ou qualquer outra forma de violência contra os idosos. A lei deverá ser regulamentada pelo Executivo Municipal.
Já o PL 61/25, de autoria do vereador Carlinhos Sartori (PSDB), institui no município o Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância (ACE´s). O objetivo da data é promover ações educativas e preventivas voltadas à conscientização sobre os impactos das Experiências Adversas na Infância e fomentar políticas públicas para a proteção da infância e da saúde mental. As chamadas Experiências Adversas na Infância afetam de maneira mais intensa crianças que vivem em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com o autor, a conscientização sobre o tema é essencial para a elaboração de políticas públicas que promovam ambientes mais seguros e ofereçam suporte adequado às famílias.
O PL 66/25, de autoria da vereadora Professora Marisol (REP) com coautoria do vereador Rogério do Allan Kardec (REP), institui no calendário oficial do município a Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio, a ser realizada anualmente na segunda semana de setembro, com ações educativas, de conscientização e valorização da vida. O projeto prevê a realização de atividades de informação, esclarecimento e reflexão sobre a importância da prevenção, priorizando a valorização da vida e a saúde mental, fazendo alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção contra o suicídio. O projeto precisa ser sancionado pelo Executivo Municipal.
O PL 68/25, também de autoria da vereadora Professora Marisol (REP), que institui o Programa “Cães, gatos e demais animais de estimação comunitários”, no âmbito do município de Itapira e dá outras providências. O projeto tem por finalidade reconhecer e dar legitimidade àqueles animais domesticados que são mantidos por pessoas ou comunidades para fins de companhia, afeto e que estabelece com as pessoas da localidade em que vivem, laços de dependência, manutenção, tratamento e alimentação, embora não possuam responsável único e definido.