Gazeta Itapirense

Leandro Sartori quer informações sobre criação do Centro de Referência do Autismo

Na última sessão de Câmara, realizada no dia 24, o vereador Leandro Sartori (PSOL) apresentou um requerimento de informação, aprovado em votação, a respeito da criação do Centro de Referência do Autismo em Itapira – ideia que foi abordada por todos os então candidatos à Prefeitura durante a campanha eleitoral de 2024 e voltou a ser nutrida em momentos posteriores, em diálogos entre os poderes executivo e legislativo e o movimento de mães e apoiadores da causa.

No texto, o parlamentar aponta a alta expectativa por parte das famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as condições já dadas para que a proposta se concretize. Ele relembra que, na discussão orçamentária de 2024, que estabeleceu as diretrizes do orçamento do ano de 2025, seu mandato sugeriu incluir a criação do Centro de Referência do Autismo nesse planejamento, o que culminou no remanejamento de R$ 500 mil para esse fim.

Além desse investimento já previsto no orçamento anual da Prefeitura, ele afirma que está intermediando, junto à deputada estadual Monica Seixas (PSOL), uma emenda parlamentar de R$ 250 mil também a ser destinada para o espaço. Com isso, a Prefeitura já teria condições materiais de concretizar esse projeto que, segundo o vereador, “ajudará a promover a cidadania, o cuidado às famílias que convivem com o TEA diariamente e um senso coletivo que será benéfico a toda a população de Itapira”.

Sartori apresentou requerimento pedindo informações à Prefeitura

Ainda de acordo com Sartori, para que esse equipamento público funcione de forma eficaz no atendimento à população, é necessário um planejamento com percepção multidisciplinar, que envolva profissionais qualificados de diversas áreas, além de ter o acolhimento como princípio.

“Por essas questões, queremos saber, além de quando esse Centro estará funcionando, se já há um planejamento sobre o local, os serviços ofertados e a equipe. Entendemos que ter esses elementos de forma clara é fundamental para começar a tirar isso do papel”, afirmou o parlamentar. Agora, o poder executivo deve enviar seu esclarecimento à Câmara nas próximas semanas.

Compartilhe
error: