Gazeta Itapirense

Lar São José doa fósseis de peixes para o Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Itapira recebeu um presente simbólico e histórico: quatro fósseis de peixes doados pelo Lar São José. O gesto coincidiu com as comemorações pelos 26 anos de fundação do museu, celebrados em 24 de outubro, e representa a união entre solidariedade, ciência e valorização cultural.

A diretora do Lar São José, irmã Helene Gatien, contou que as peças foram recebidas há cerca de 15 anos de uma amiga escultora coreana, pouco antes do falecimento dela. “Desde então, os fósseis estavam guardados com muito carinho, mas sem sabermos ao certo seu valor científico”, explicou.

A decisão pela doação surgiu após uma palestra ministrada pelo biólogo José Carlos Simão Cardoso Júnior, coordenador do museu, em uma atividade sobre animais pré-históricos voltada às crianças assistidas pela entidade socioassistencial. “A palestra despertou o interesse das crianças e também em mim. Percebi que o lugar ideal para esses fósseis seria o museu, onde poderão ser estudados e apreciados por todos”, destacou a irmã.

 

De acordo com o coordenador do museu, o gesto representa “um encontro entre a generosidade e a preservação da memória natural” e reforçam o trabalho do museu voltado à educação científica e valorização do patrimônio paleontológico. Ele afirma que “além de enriquecer o acervo, ela simboliza a importância das parcerias para manter viva a história do nosso planeta”.

Uma exposição especial sobre fósseis, que incluirá as novas peças no acervo, já está sendo planejada pela equipe do museu e permitirá que o público conheça de perto esses registros de milhões de anos. Mais informações serão divulgadas em breve.

O Museu de História Natural de Itapira está localizado no interior do Parque Juca Mulato e tem visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 11h20 e das 13h às 17h20, e aos domingos, das 9h às 12h. Até o dia 30 de novembro, além das exposições de longa permanência, os visitantes podem conferir a exposição temporária “Metamorfoses: Borboletas, Clima e Existência”.