Gazeta Itapirense

Kauan e Maria Clara representam o Brasil nos Jogos Sul-Americanos no Paraguai

Itapira terá dois representantes no atletismo dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2025, em Assunção, e ambos chegam ao Paraguai como nomes de destaque da nova geração brasileira. Maria Clara Santos e Kauan Mendes Nicioli foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) após conquistas expressivas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizados em outubro, em Uberlândia (MG). Os Jogos Sul-Americanos começaram no dia 30 de novembro e seguem até 8 de dezembro.

A convocação por si só já evidencia o tamanho do feito: nas duas categorias, apenas 17 atletas de todo o país foram chamados, e entre eles estão os dois itapirenses. No masculino, somente cinco atletas de São Paulo integram a lista, enquanto no feminino são apenas duas representantes paulistas — uma delas é Maria Clara. Os números reforçam o peso de Itapira no cenário estadual. Eles integram o Atletismo Itapira da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) e são treinados por Rodrigo Vicente e Nivaldo Marques.

Dupla que é o orgulho dos itapirenses vai defender o Brasil (Divulgação)

Kauan chega aos Jogos Sul-Americanos como campeão brasileiro escolar no hexatlo, prova combinada em que somou 3.199 pontos no JEB’s e garantiu o ouro pela Seleção Paulista. Agora, enfrentará novamente os desafios do hexatlo: 100 metros com barreiras, arremesso de peso e salto em altura no primeiro dia; salto em distância, lançamento do dardo e os 800 metros rasos no segundo.

Maria Clara, por sua vez, chega embalada pelo título nacional no salto com vara, conquistado com a marca de 2,55 metros, também defendendo a Seleção Paulista e carrega consigo a oportunidade de buscar um pódio importante para Itapira no cenário internacional escolar.