Kauã Salgado vence 3 campeonatos e segue rumo aos desafios internacionais
Com apenas 17 anos, o itapirense Kauã Salgado segue acumulando conquistas e reforçando sua preparação para os grandes desafios do segundo semestre, que incluem o Mundial e o Mundial Sem Kimono. Considerado uma das promessas do jiu-jitsu, o jovem atleta tem se destacado por suas atuações sólidas e por um planejamento estratégico que vai muito além das vitórias.
Nas últimas semanas, Kauã entrou em ação em três campeonatos regionais — realizados nas cidades de Artur Nogueira, Águas de Lindóia e Limeira — vencendo todas as oito lutas que disputou. Em todas elas, o desfecho veio de forma rápida, por finalização, demonstrando técnica, foco e eficiência.
Mais do que os títulos, o objetivo dessa fase tem sido o amadurecimento técnico e psicológico do atleta. Agora lutando na categoria adulto, Kauã passou a encarar adversários mais velhos, experientes e fisicamente mais fortes. Essa transição, apesar dos desafios, tem sido encarada com seriedade e determinação. O jovem destaca que a experiência adquirida em cada combate é essencial para ajustes de ritmo, controle emocional e confiança.
Uma das mudanças importantes na sua rotina este ano foi a inclusão da preparação física, que tem dado resultados visíveis dentro dos tatames. O fortalecimento fora das competições vem contribuindo para equilibrar as diferenças de força e garantir mais resistência nas lutas.
Kauã também já iniciou sua jornada como professor, dando aulas para crianças e assumindo o papel de exemplo dentro e fora do tatame. Muito além dos títulos, o trabalho desenvolvido com ele tem um propósito claro: “moldar um atleta relevante no cenário nacional, mas acima de tudo, formar um cidadão pautado nos princípios da arte marcial que é o jiu-jitsu”, comentou seu pai e treinador, Alan Salgado.
A expectativa é de que os próximos desafios internacionais sejam mais um degrau na caminhada de Kauã. Com disciplina, humildade e determinação, ele vem trilhando um caminho promissor no esporte.