Gazeta Itapirense

Jovens talentos de Itapira brilham na Europa e abrem portas no futebol internacional

Duas jovens promessas do futebol itapirense vivem um momento decisivo na carreira e começam a projetar o nome da cidade no cenário internacional. Com apenas 16 anos, Markus Vinicius S. F. Lacerda e Pedro Olímpio Cavenaghi deram um passo importante rumo ao futebol profissional ao conquistarem oportunidades de avaliação em clubes europeus, resultado de anos de dedicação, formação consistente nas categorias de base e bom desempenho em competições regionais.

A experiência internacional iniciou no começo deste mês quando os atletas embarcaram para a cidade do Porto, em Portugal, onde permaneceram por cerca de 15 dias participando de avaliações técnicas e físicas. Durante a passagem pelo país, os jovens foram observados por três clubes: Boavista, Rio Tinto e Nogueirense. O desempenho agradou em duas das avaliações, abrindo novas perspectivas para a sequência da carreira dos jogadores.

De acordo com a equipe que acompanha os atletas, existia a possibilidade de aprovação também no terceiro clube, mas um ajuste no planejamento acabou interferindo no processo. A viagem ocorreu fora do período ideal da temporada europeia, que normalmente começa no meio do ano, o que fez com que os jogadores fossem avaliados em uma categoria acima da faixa etária correta, o sub-19, quando o adequado seria o sub-17, já que ambos ainda têm 16 anos.

Mesmo assim, o desempenho chamou a atenção dos observadores. O bom nível apresentado abriu portas e rendeu um novo convite para testes internacionais, desta vez em Malta, país que vem ganhando destaque no futebol europeu com investimentos significativos, inclusive de grupos árabes. Pedro Olímpio Cavenaghi já tem viagem marcada e embarca no próximo dia 5 de fevereiro para realizar as avaliações neste país.

Já Markus Vinicius também com a vaga assegurada para retorno a Portugal optou aguarda, investir e focar no início da temporada europeia; que se inicia no meio do ano, Enquanto isso, para manter a forma física e técnica, ambos atuarão durante o primeiro semestre pela Esportiva Itapirense, que se prepara para uma temporada com novos parceiros e investimentos. O clube disputará o Campeonato Paulista e a Paulista Cup na categoria sub-17, oferecendo sequência competitiva aos atletas.

A trajetória dos dois jogadores também é marcada pelo trabalho desenvolvido em clubes e com profissionais da região. Eles atuaram nos últimos dois anos pelo clube Guaçuano, sob orientação de profissionais como Marcos Eduardo, Ernandes Carrocieri, Cleber Lunardi e Mirandinha que dispensa comentários ex-jogador profissional com passagens na seleção brasileira e com careira consolidada na Premiere League, apontados como fundamentais no processo de evolução e refinamento técnico dos atletas.

A formação contou ainda com o apoio da escolinha do São Paulo de Mogi mirim com os professores Thiago e Henrique e onde tudo se iniciou no Clube de Campo Santa Fé, com os professores Thiago longhi; André Pajé e principalmente com o professor Paulo André Bosso, do personal trainer Caio Borges e da nutricionista Dra. Cassiana Ferian que contribuíram direta e ativamente para o desenvolvimento físico e esportivo dos jovens.

Essas avaliações internacionais ocorreram recentemente na Europa, com os atletas representando Itapira em um momento considerado decisivo para a consolidação de suas carreiras no futebol.