Gazeta Itapirense

Itapirense morre durante troca de tiros com a Polícia Militar

A rápida e precisa ação da Polícia Militar resultou na morte do itapirense Alan Tales de Souza Gonçalves, de 29 anos, após um confronto na Rodovia SP-342, Km 197, entre Espírito Santo do Pinhal e São João da Boa Vista, na noite desta terça-feira (6).

O criminoso, considerado altamente perigoso, possuía extenso histórico de prisões por roubo, com passagens nos anos de 2014, 2016, 2017, 2019 e 2022. Em todos esses crimes, ele agia com extrema violência contra as vítimas, segundo relatos, além de ter um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça.

Durante patrulhamento pela rodovia, as equipes receberam informações de que Alan estaria em um veículo Chevrolet Prisma, vindo da região de Andradas (MG) e possivelmente seguindo para Itapira (SP). De imediato, foi montada uma operação de averiguação e cerco.

Ao localizar o veículo, os policiais deram ordem de parada. No entanto, o passageiro desceu armado e apontou contra as equipes, iniciando uma situação de confronto iminente. Diante da agressão injusta, os militares reagiram em legítima defesa, efetuando disparos de fuzil calibre 5.56 e pistola .40.

Alan foi alvejado por disparos de fuzil (Foto: Divulgação)

Alan foi atingido por três disparos de fuzil — no abdômen, no peito e na perna. O resgate foi acionado imediatamente, mas o óbito foi confirmado no local por uma médica do SAMU. Nenhum policial ficou ferido.

A Polícia Científica e a Polícia Civil de São João da Boa Vista estiveram no local para os procedimentos de praxe. O corpo foi removido pela funerária e o veículo apreendido e encaminhado ao pátio credenciado. As armas utilizadas na ocorrência também foram recolhidas para perícia.

Alan Tales era natural de Itapira onde possui familiares residindo até hoje.

Ainda não há informações sobre horário de sepultamento, apenas que será aqui em Itapira no Cemitério da Paz.

*Com informações do portal De Olho São José do Rio Pardo