Itapira registra mais um óbito por complicações respiratórias
Itapira já contabiliza cinco mortes confirmadas em decorrência de complicações causadas por vírus respiratórios ao longo de 2025. Os dados constam no boletim divulgado nesta terça-feira, 15, pela Secretaria Municipal de Saúde.
As vítimas são: um homem de 59 anos, que faleceu no dia 19 de maio no Hospital Municipal, com diagnóstico de H1N1 e comorbidades; um homem de 64 anos, que morreu no dia 23 de maio, também no Hospital Municipal, vítima de Vírus Sincicial Respiratório; uma mulher de 58 anos, que veio a óbito em 7 de fevereiro, com H1N1; um homem de 80 anos, falecido em 15 de abril, diagnosticado com Rinovírus; e um homem de 76 anos, que morreu em 10 de junho, também com Rinovírus, sendo o único caso sem comorbidades entre as vítimas.
Além disso, outros seis óbitos seguem em investigação, e a cidade soma até o momento 6.892 notificações de síndrome gripal e 45 casos de síndrome respiratória aguda grave.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação continua sendo a principal forma de proteção contra os vírus. As doses contra a Influenza e a Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das salas de vacina. Para receber a vacina, basta apresentar o Cartão SUS ou CPF.
A população deve manter os cuidados preventivos, como o uso de máscara em caso de sintomas gripais, evitar aglomerações se estiver doente e higienizar as mãos com frequência.
Ainda segundo o boletim, foram registrados três novos casos autóctones de dengue na cidade.