Itapira conquista Selo Topázio de Gestão Sustentável da Caixa
A Prefeitura de Itapira recebeu na última sexta-feira, 26, o Selo Topázio de Gestão Sustentável, concedido pela Caixa Econômica Federal aos municípios que se destacam pela aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública.
O prefeito Toninho Bellini recebeu o certificado das mãos dos representantes da Caixa: Eduardo L. Bueno, Superintendente Executivo de Governo; Leia Ferreira, Coordenadora; e Ana Cristina D. R. Bazanelli, Supervisora.
O Selo Caixa Gestão Sustentável é atribuído a partir da análise de 21 indicadores distribuídos em quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático. A iniciativa tem como objetivo incentivar os municípios a adotarem soluções eficientes de gestão, alinhadas à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo qualidade de vida, desenvolvimento urbano sustentável e preservação ambiental.
Em 2023, Itapira já havia conquistado o Selo Cristal, sendo o primeiro município entre mais de 90 cidades das regionais de Campinas e Piracicaba a receber o reconhecimento. Agora, o município avançou de categoria, consolidando seu compromisso com a transparência, sustentabilidade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

O prefeito Toninho Bellini destacou a importância do reconhecimento. “Esse selo comprova que Itapira está no caminho certo, trabalhando com seriedade e planejamento para oferecer mais qualidade de vida à população. É um reconhecimento que nos orgulha muito e que só foi possível graças ao empenho da nossa equipe, que tem buscado constantemente eficiência, transparência e sustentabilidade na gestão pública”, afirmou.
Além da valorização institucional, o Selo garante ainda vantagens práticas ao município, como o acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto à Caixa.
Ao todo, são quatro níveis de certificação do Selo Caixa: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão, sendo o primeiro com o mínimo de 60 pontos e o último com pelo menos 100 pontos alcançados.
