Gazeta Itapirense

Gesto de cidadania restaura banco e embeleza ponto de táxi tradicional

Durante aproximadamente 30 dias a contar a partir da segunda quinzena de outubro, um fato aparentemente banal (a destruição de um banco de concreto localizado junto ao ponto de taxi existente na lateral da Igreja Matriz de São José) causou incômodo não somente aos profissionais que se servem daquele equipamento público.

Algumas pessoas que costumam circular pela Praça Rui Barbosa, em Mogi Mirim, não deixaram de perceber o estrago causado por ato de vandalismo. Nelson Theodoro Junior, o atual presidente da Associação Comercial de Mogi Mirim (ACIMM) foi uma delas. Incomodado, Theodoro Junior manteve conversas com alguns motoristas e incentivou-os a abrir entendimento com os canais competentes da prefeitura para que o banco fosse substituído o mais rapidamente possível.

Incorporando o conceito imortalizado pelo médico Dr. Lair Ribeiro (pioneiro no Brasil em métodos de autoajuda) que costumava dizer, “se a vida lhe dá um limão, faça dele uma limonada”, os motoristas cotizaram recursos para dar um trato no ponto, providenciando pintura nova, um investimento de R$ 1.200,00. A prefeitura bancou o banco novo.

Delcio Pereira e Antônio Barros mostram o novo banco (Foto: ACIMM)

“Do jeito que estava não poderia ficar. Nós agradecemos a prefeitura pela resposta rápida e entendemos que seria uma boa oportunidade de dar uma atenção melhor ao nosso ponto. Conversamos entre nós e todos aprovaram a ideia”, comentou o motorista Delcio Pereira da Silva, 71 anos de idade e há 36 anos instalado no ponto.

O colega Antônio de Barros Neto, de 73 anos e operando na Praça há duas décadas, concordou com o colega. “Pintura nova, comunicação visual restaurada e até telefone novo. Todo mundo saiu ganhando”, expressou-se. Barros mencionou ainda que são 20 os motoristas que estão autorizados a trabalhar no ponto e que todos colaboraram com a reforma.

Nelsinho Theodoro elogiou a iniciativa, preferindo destacar o espírito coletivo dos profissionais do volante. “Uma atitude exemplar, que privilegia o bem comum. Merece ser copiada”, destacou.

Em tempo: o novo telefone do ponto de taxi da Matriz de São José é o 3804 0206.