Gazeta Itapirense

GCM inicia novo ciclo do Programa de Prevenção da Violência nas escolas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapira deu início ao Programa de Prevenção da Violência nas escolas por meio da Ronda Escolar. Com temas e calendário definidos pelas Secretarias de Defesa Social e Educação, a iniciativa está aberta para adesão das redes Estadual e Particular de ensino, com o objetivo de levar ações preventivas a crianças e adolescentes, colaborando com as famílias na construção da Cultura de Paz.

As atividades começaram em abril com um ciclo de palestras na ETEC “João Maria Stevanatto”, abordando o tema “Regras de Convivência Social”. Entre os assuntos tratados, estiveram o uso excessivo de celulares, proibido por lei nas redes municipal e estadual, e os riscos do cigarro eletrônico, cuja legislação agora também proíbe o transporte, armazenamento e fabricação, além do uso em locais coletivos. Os danos à saúde provocados pelo cigarro eletrônico, pelo álcool e por outras substâncias psicoativas foram amplamente discutidos.

Através do Programa Educacional da Escola para a Vida, a GCM pretende atender 100% da rede municipal. A proposta inclui também rodas de conversa nos Centros de Educação Infantil com os responsáveis pelas crianças, focando na prevenção da violência doméstica e na construção de vínculos saudáveis. O tema ganha ainda mais relevância diante do aumento de medidas protetivas concedidas a mães e avós contra filhos e netos.

Programa vem dando certo e vai continuar em 2025 (Foto: Divulgação)

Para as crianças do Infantil II (Grupo 3), a GCM será apresentada como aliada e agente de segurança. Já os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de visitas à Base da GCM, com apresentações do Canil e orientações sobre cuidados com os animais e regras de convivência social. Nos 5º anos, os agentes abordarão temas como violência doméstica e a importância da Lei Maria da Penha, com linguagem adaptada para a faixa etária. O cronograma das atividades foi divulgado pelo Decreto n° 54/2025, disponível no link https://itapira.sp.gov.br/legislacao/h20250428143503.pdf.

Para garantir a qualidade das ações, a GCM conta com profissionais capacitados, com formação em pedagogia, direito e especializações em Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), sempre respeitando os limites legais previstos no Estatuto das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014).

Compartilhe
error: