GCM de Itapira cria time de futebol e participa de campeonato
A Guarda Civil Municipal de Itapira implementou uma nova iniciativa para fortalecer a união entre seus agentes e aprimorar o preparo físico: a formação de um time de futebol oficial da corporação. A medida integra as ações da Administração Municipal para valorizar os servidores da segurança pública, promovendo integração, saúde e bem-estar.
Os treinos, que tiveram início em março deste ano, contam com a participação de 25 guardas, sob a coordenação do técnico GCM Sabadini. O time de Itapira fez sua estreia competitiva na semana passada na 4ª Copa Tobias de Aguiar, um torneio que reúne oito equipes de corporações da segurança pública e que terá jogos disputados em cidades como Indaiatuba, Campinas, Itu, Mogi Guaçu e Itapira.
No primeiro confronto na cidade de Indaiatuba, a equipe da GCM Itapira empatou em 2 a 2 com a corporação local, com os gols itapirenses marcados pelos guardas Adolfo e Mikael.

Além das ações esportivas, a Guarda Civil tem buscado aprimorar seu Centro de Treinamento. No ano passado, em setembro, foram iniciadas as aulas de Jiu-Jitsu e defesa pessoal e atualmente os esforços estão sendo realizados para firmar parcerias que possibilitem a aquisição de equipamentos de fortalecimento muscular, visando ampliar as condições de preparo físico dos guardas.
A comandante Patrícia Zacarioto destacou que a criação do time de futebol era algo planejado há muito tempo e tem como objetivo promover a integração e o desenvolvimento dos agentes. “O esporte une e fortalece a equipe, o que contribui diretamente para o desempenho das atividades diárias. Estamos investindo em nossa estrutura, buscando parcerias para oferecer ainda mais recursos aos nossos guardas,” afirmou.
A data do próximo jogo da 4ª Copa Tobias de Aguiar ainda será agendada e deverá ocorrer em um dos campos itapirenses.