Gazeta Itapirense

GCM compartilha ações de proteção à mulher com equipe de Águas de Lindóia

A Guarda Civil Municipal de Itapira recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, representantes da Prefeitura e da Guarda Municipal de Águas de Lindóia para uma visita de intercâmbio sobre os projetos de proteção à mulher desenvolvidos pela corporação itapirense.

O GCM Viola e a assistente social da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Águas de Lindóia, Franciele dos Santos Honório, estiveram na sede da GCM de Itapira para uma reunião com a comandante Patrícia Zacarioto e o subcomandante GCM Palandi.

Durante a visita, os representantes conheceram a ‘Sala Maria da Penha – Ronda Guardiã’, inaugurada no ano passado, e puderam entender o funcionamento dos serviços exclusivos de proteção às mulheres vítimas de violência oferecidos pela GCM itapirense, dentre eles a Ronda Guardiã, o Programa Visita Protetiva e o Botão Guardião. Sobre o dispositivo de emergência (disponível para mulheres com medidas protetivas), os visitantes conheceram em detalhes todos os mecanismos do sistema e como ele representa um reforço significativo na segurança das mulheres atendidas.

Além dos projetos, a corporação de Águas de Lindóia também demonstrou interesse em firmar um acordo de cooperação entre as duas cidades, o que possibilitaria, entre outras iniciativas, a realização de treinamentos conjuntos.

A comandante Patrícia Zacarioto destacou a importância da troca e o papel que Itapira tem desempenhado na região. “Receber outras corporações para conhecer nosso trabalho é motivo de muito orgulho. Itapira tem construído, ao longo dos últimos anos, uma referência regional em segurança pública e isso é resultado do comprometimento de toda a nossa equipe e também do apoio que temos recebido da Administração Municipal”, afirmou.