Gazeta Itapirense

Forro do teto da lavanderia do Hospital Municipal despenca

Uma parte significativa do forro da lavanderia do Hospital Municipal de Itapira desabou na semana passada, atingindo máquinas e outros equipamentos utilizados diariamente no setor. Apesar do susto, não houve feridos.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a queda pode ter sido provocada por um vazamento em um cano ou registro de água, que teria umedecido o gesso e causado o rompimento. Funcionários relataram que já haviam notado manchas de infiltração no local e alertado sobre o risco.

Em uma das imagens que recebemos dá para ver que um cano de passagem de água recebeu uma ‘gambiarra’ através de um pano amarrado, bem perto do registro que também poderia ter vazado.

“Já tínhamos falado que havia manchas de água e que estava ficando perigoso, mas ninguém tomou providências. Disseram que não havia dinheiro para arrumar”, contou um servidor, que preferiu não se identificar.

Ainda de acordo com relatos, parte do material atingiu uma máquina de autoclave, utilizada para esterilização de roupas e lençóis. Por conta disso, segundo informações, peças de hotelaria precisaram ser enviadas emergencialmente ao Instituto Bairral para lavagem. Durante dois dias houve essa parceria que ‘salvou’ o HM.

Funcionárias da lavanderia trabalham embaixo da cratera; à direita, no detalhe, gambiarra tem pano amarrado no cano que teria vazado (Foto: Divulgação)

O outro lado

Entramos em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura questionando a situação. A resposta foi a seguinte: “o forro da lavanderia do Hospital Municipal de fato apresentou problemas que ocasionaram quebra parcial, mas esse fato não possui relação com o problema técnico registrado na semana passada na lavagem das peças de roupa de hotelaria. O Departamento de Segurança do Trabalho da Prefeitura já foi acionado para vistoria técnica e os reparos estão sendo providenciados”.