Família Canivezi investe em nova variedade de uva para produção de vinhos finos
A tradição vitivinícola ganha um novo capítulo no sítio da família Canivezi, localizado no bairro do Tanquinho, em Itapira. Conhecida pela produção artesanal dos vinhos Cantina di Ricieri, a propriedade agora aposta no cultivo da uva Syrah, variedade francesa utilizada na produção de vinhos finos.
A novidade marca uma nova fase para a família, que mantém viva a herança trazida da Itália por seus antepassados. O nome da marca homenageia Ricieri Canivezi, que iniciou a produção de vinhos de forma caseira. Com o passar dos anos, o negócio foi se expandindo e se profissionalizando, incorporando novas técnicas de produção.
Em entrevista para a Gazeta, o produtor Dú Canivezi destacou o potencial da nova variedade. “A Syrah é uma uva francesa para vinho fino. A gente decidiu investir porque o consumo desse tipo de vinho está crescendo, principalmente entre o público mais jovem”, explicou.
Segundo ele, o plantio teve início em dezembro de 2022, mas enfrentou desafios logo no começo. “Um mês depois que a gente plantou, tivemos uma chuva de granizo e precisamos recomeçar praticamente do zero. Foi um investimento alto, mas agora a expectativa é muito positiva”, contou.
Atualmente, o sítio conta com cerca de mil pés de Syrah, além de outras variedades também recém-introduzidas, como a Viognier, a Marselan, a Malbec e a Raboso di Piave à ser implantada em setembro, variedade inédita no Brasil. Ao todo, são cerca de 2.200 pés destinados à produção de vinhos, além de 400 pés de uvas de mesa.

A expectativa é de que a primeira safra da Syrah seja colhida ainda este ano, com vinificação prevista para o mês de julho. No entanto, o produto final exigirá tempo. “O vinho que a gente vai fazer agora deve ficar pronto só em novembro de 2027. É um processo longo, mas que garante qualidade”, afirmou Dú.
Ele também explicou que o cultivo da variedade na região é resultado de estudos realizados no Brasil. “Essa uva começou a ganhar força no Sudeste com pesquisas que mostraram que, com a técnica da dupla poda, ela pode ser colhida no período seco, entre julho e agosto, o que melhora muito a qualidade da uva”, disse.
Além da produção própria, a família também realiza parcerias com produtores da região para vinificação, fortalecendo a cadeia local.
O sítio da família Canivezi vem se consolidando como um atrativo turístico rural em Itapira, oferecendo visitas às parreiras, áreas de mata nativa e experiências como degustação de vinhos e participação na vindima, dependendo da época do ano.
Recentemente foi inaugurada uma enoteca no local onde os visitantes têm à disposição toda a produção da Cantina di Ricieri.
“A gente quer unir tradição com inovação, mantendo nossas raízes, mas também olhando para o futuro do vinho na região”, finalizou o produtor.







