Gazeta Itapirense

Erosão cresce há meses, engole árvore e preocupa moradores do Jardim Galego

Uma erosão de grandes proporções tem causado preocupação entre moradores de bairros da zona urbana de Itapira e reacendeu o debate sobre riscos estruturais agravados pelas chuvas recentes. O avanço da cratera, que já existe há algum tempo, voltou a chamar atenção nos últimos dias após provocar novos danos na área.

Moradores acionaram a reportagem da Gazeta após mais um capítulo que envolve a cratera.

O problema está localizado na região da Praça da Justiça, que fica entre o os bairros Figueiredo e o Jardim Galego, nas proximidades da rua Dr. Décio Queluz, em frente ao antigo pesqueiro. Segundo relatos de moradores, a erosão se abriu ainda no ano passado e, desde então, vem se expandindo de forma gradual.

Com cerca de 5 metros de profundidade, a cratera aumentou significativamente após as chuvas registradas na última semana. O episódio mais recente ocorreu quando uma árvore de grande porte acabou sendo engolida pela erosão, evidenciando o avanço do problema e aumentando o temor de novos desmoronamentos.

Moradores dos bairros Jardim Galego e Figueiredo relatam apreensão constante, principalmente em períodos de chuva, devido ao risco de novos deslizamentos e à proximidade da erosão com áreas de circulação de pessoas. Eles cobram providências para evitar que a situação se agrave ainda mais.

“Daqui a pouco vai engolir as laterais do espaço e chegar até na ponte, vai levar tudo”, pontuou um morador.

Em resposta ao caso, o Departamento de Comunicação da Prefeitura informou que a “Secretaria de Planejamento Urbano e Obras possui um projeto amplo para intervenções em pontos críticos da cidade, incluindo áreas com erosão, mas que a iniciativa ainda depende de processo licitatório. A administração municipal também informou que será realizada uma nova vistoria nos locais mais atingidos pelas chuvas recentes para a definição de ações emergenciais”.