Gazeta Itapirense

Em maio: Rafaela Silva participa de aula aberta de judô

A Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) da Prefeitura de Itapira promove, no dia 15 de maio, uma aula aberta de judô com a presença da campeã olímpica e mundial Rafaela Silva. A atividade será realizada às 19h00, no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Benedito Alves de Lima (Itapirão), e é voltada para crianças atendidas pelo município, além de ser aberta ao público da região.

A iniciativa acontece em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e tem como objetivo proporcionar uma experiência única aos praticantes da modalidade, incentivando o esporte e aproximando os alunos de uma das maiores referências do judô brasileiro. Durante o encontro, Rafaela Silva compartilhará vivências, técnicas e valores do esporte, como disciplina, respeito e superação.

Rafaela Silva iniciou sua trajetória no judô em um projeto social e rapidamente se destacou nas categorias de base, conquistando o título mundial sub20, em 2008. Já entre as adultas, alcançou resultados expressivos, como a medalha de prata no Campeonato Mundial de Paris, em 2011. Após estrear em Jogos Olímpicos em 2012, em Londres, o ápice da carreira veio nos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando conquistou a medalha de ouro em sua cidade-natal.

Rafa se tornou campeã mundial no ano seguinte e conquistou o bicampeonato em 2022. Em Paris 2024, garantiu o bronze por equipe. Ao longo dos anos, manteve-se entre as principais atletas do mundo. A judoca visitou Itapira (SP) em fevereiro de 2017, como parte do projeto Circuito Sesc Verão. Ela realizou demonstrações de técnicas, conversou com o público e participou de atividades no Itapirão.

CRÉDITO DA IMAGEM: cob.org.br