Gazeta Itapirense

Deputado João Cury visita Itapira e entra na ‘briga’ pela 3ª Vara no Fórum

O deputado federal João Cury cumpriu agenda oficial em Itapira nesta quinta-feira,19, com uma série de visitas a instituições do município. A passagem pela cidade teve como objetivo ouvir demandas locais e fortalecer o diálogo com representantes de diferentes setores.

Acompanhado do ex-vice-prefeito Firmino Sanches e de assessores, o parlamentar iniciou a agenda na sede da OAB de Itapira onde foi recebido pelo presidente Renato Breda Porcelli e demais membros da diretoria. No encontro, acompanhado pela reportagem da Gazeta, a principal pauta discutida foi a instalação da 3ª Vara no Fórum da cidade — uma reivindicação antiga da advocacia e de lideranças locais.

Durante a reunião, o deputado destacou a relevância do pedido e demonstrou otimismo quanto à possibilidade de avanço. “Eu não tenho dúvida, até porque aqui nós temos um deputado estadual (Totonho Munhoz) que tem conhecimento do assunto, é advogado, que tá na ALESP e que tem como uma de suas pautas a defesa da advocacia e a melhoria da prestação de serviço do judiciário, uma OAB atuante e uma cidade importante no estado. Itapira não está pleiteando algo além da sua capacidade, pelo contrário, é um reconhecimento justo”, afirmou.

Cury também enfatizou que o pedido possui embasamento técnico, o que fortalece a viabilidade. “Pelo que pude acompanhar, existem critérios objetivos que justificam a instalação da Terceira Vara. Não é apenas uma demanda política, é uma necessidade real, que impacta diretamente a população que depende do Judiciário”, completou.

O parlamentar ressaltou ainda a importância de união entre lideranças e organização dos dados para avançar junto ao Tribunal de Justiça. “Agora é organizar as forças, reunir números de processos, mostrar o impacto regional e fazer uma defesa técnica e política consistente em São Paulo. Se for chamado, estarei junto para contribuir. Pode contar 100% comigo”, declarou.

O presidente da OAB de Itapira, Renato Breda Porcelli, explicou que a pauta apresentada ao deputado reflete uma necessidade urgente para o município. “Abrimos o diálogo para tratar de temas de interesse da advocacia e da população. A principal pauta foi a Terceira Vara estadual e também o desentrave da Justiça especializada, que hoje enfrenta dificuldades que acabam prejudicando o andamento dos processos”, disse.

Segundo ele, a luta pela ampliação da estrutura do Judiciário local já dura mais de uma década. “Estamos nessa busca desde 2014. Já fizemos parte do planejamento do tribunal, mas acabamos saindo. Precisamos ser reinseridos nessa rota. A estrutura física existe, o que falta é a designação de juiz e servidores”, destacou.

Porcelli também chamou atenção para os impactos das mudanças recentes na Justiça do Trabalho, que, segundo ele, têm dificultado o atendimento adequado à população. “O modelo atual, que unificou varas com outras comarcas, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando tanto os cidadãos quanto os advogados que atuam na área”, pontuou.

Após o encontro na OAB, o deputado seguiu para a sede da Guarda Civil Municipal, onde também ouviu demandas também. Na sequência, a agenda previa visita ao Hospital Municipal, onde seria recebido pelo diretor Newton Santana para tratar de questões ligadas à saúde.

A visita de João Cury reforça a articulação política em torno de pautas consideradas prioritárias para Itapira, especialmente no que diz respeito à melhoria da estrutura do Judiciário, segurança e saúde pública.