Gazeta Itapirense

Cultura de periferia e mulher negra terão ‘Dia Municipal’ em Itapira

A Câmara Municipal de Itapira aprovou, durante a 34ª sessão ordinária, realizada na quinta-feira, dia 9 de outubro, quatro importantes projetos de lei voltados à valorização social, cultural e à promoção da inclusão no município.

O primeiro projeto, de autoria do vereador Leandro Sartori (PSOL), equipara a pessoa acometida por Síndrome de Fibromialgia, Fadiga Crônica, Síndrome Complexa de dor Regional ou outras doenças correlatas à pessoa com deficiência, reconhecendo as limitações impostas por essas condições e garantindo às pessoas afetadas o acesso a políticas públicas e benefícios já existentes.

Outro projeto aprovado institui o “Dia Municipal da Cultura de Periferia”, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais e artísticas oriundas das periferias, reforçando o papel da cultura como instrumento de inclusão e cidadania. A autoria também é do vereador Leandro Sartori (PSOL).

O terceiro projeto aprovado institui o “Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, a ser comemorado anualmente em 25 de julho, data que busca celebrar e reconhecer a luta, a resistência e as contribuições históricas e culturais das mulheres negras na sociedade. Este projeto é de coautoria dos vereadores Leandro Sartori (PSOL) e Maurício Cassimiro de Lima (PL).

Por fim, foi aprovado o PL 74/25, também de autoria do vereador Leandro Sartori (PSOL), que altera a Lei Municipal nº 3.843, de 14 de dezembro de 2005, transformando a Semana da Consciência Negra em Mês da Consciência Negra no município de Itapira.

As propostas seguem agora para sanção do Poder Executivo.