Crise na coleta de lixo vai parar em programa jornalístico do SBT
Moradores de diferentes regiões de Itapira, incluindo áreas rurais como Machadinho e Pinheiros, além de bairros da zona urbana, denunciaram à imprensa a falta de regularidade na coleta de lixo no município. A situação foi tema de reportagem exibida nesta segunda-feira, 04, no programa VTV da Gente, apresentado por Victor Faccioli, na afiliada do SBT para a região de Campinas.
Segundo os relatos, o problema tem provocado acúmulo de resíduos em vários pontos da cidade, aumentando riscos de doenças e a proliferação de pragas. Em um caso extremo, um morador chegou a despejar lixo em frente à Prefeitura como forma de protesto contra a situação. É a situação que a imprensa itapirense tá cansada de denunciar há meses.
Moradores ouvidos pela reportagem afirmaram que o serviço de coleta deixou de ser realizado com a frequência necessária. Antes, segundo eles, o caminhão passava em dias alternados, mas, nos últimos meses, a coleta se tornou irregular, com resíduos permanecendo por semanas em frente às residências. “É complicado demais, um monte de lixo na porta de casa. Ninguém aguenta mais conviver com isso”, desabafou um dos entrevistados.

Os moradores relatam que a presença de lixo acumulado atrai animais, como cães, que espalham os resíduos pelas ruas, e alertam para riscos à saúde, principalmente de crianças que utilizam pontos de ônibus próximos aos locais onde o lixo se acumula. “Tem criança que pega condução para ir à escola e pode se machucar com vidro ou outro material no meio do lixo”, destacou outro morador.
A reportagem mostrou também que a situação não é isolada. Em diferentes bairros, sacos de lixo e entulhos se acumulam, gerando mau cheiro e insatisfação da população. “É um abandono, sim, da prefeitura. Se tem algum problema com a coleta de lixo, tem que resolver urgente”, afirmou um dos entrevistados.
Em nota enviada à emissora, a Prefeitura de Itapira informou que a coleta enfrenta atrasos devido a problemas mecânicos em dois dos quatro caminhões da empresa responsável pelo serviço. Apenas dois veículos permanecem em operação. Ainda segundo a administração municipal, o contrato com a empresa será encerrado no dia 8 de agosto e todos os funcionários receberam aviso prévio no dia 24 de julho. A prefeitura destacou que um novo processo licitatório já foi concluído para contratação da próxima empresa prestadora do serviço.
Clique no link abaixo e acompanhe a matéria na íntegra: