Conferência discutiu avanços e desafios da Assistência Social em Itapira
Nos dias 24 e 25 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), realizou a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu profissionais da rede socioassistencial, representantes da sociedade civil e usuários do sistema para debater avanços, desafios e propostas voltadas à Política de Assistência Social. As pré-conferências haviam sido realizadas nos dias 4, 5 e 11 de junho nos três CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade.
A conferência aconteceu na Casa da Cultura “João Torrecillas Filho” e teve início na tarde do dia 24 com a presença de 45 participantes. A palestra de abertura foi conduzida pela secretária de Promoção Social Regina Ramil Marella, com o tema “O SUAS no município de Itapira”, e foi seguida da leitura e aprovação do regimento interno da conferência.
Na manhã do dia 25, o encontro seguiu com a participação de 62 pessoas. A abertura contou com uma apresentação cultural realizada por integrantes da ADI (Associação Down de Itapira), com o projeto Viva Música desenvolvido em parceria com a Banda Sinfônica Lira Itapirense. Na sequência, a assistente social Aline Lima ministrou a palestra magna, aprofundando reflexões sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua importância na garantia de direitos e proteção social.
Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discussão dos eixos temáticos e elaboração das propostas. Ao todo, 44 propostas foram votadas, sendo 39 ao âmbito municipal e cinco para as esferas estadual e federal. Onze moções também foram aprovadas. As propostas municipais serão encaminhadas ao Executivo Municipal, enquanto as demais seguirão para as etapas estadual e nacional das conferências.
Durante o evento também foram eleitos os delegados que representarão Itapira nas etapas regionais e estaduais. Delegados Titulares: Norlei Antônio da Silva, Raquel Fraccaroli, Rita de Cássia Amaro Fazoli da Silva e Juliane Marisa Franco Gerolin. Delegados Suplentes: Érica Helena de Castro Domingos Palmieri, Nilza Aparecida Osti Fraccaroli, Rúbia Claudini Justo e Viviane Graciele Gomes da Silva.