Com presenças de Munhoz e Derrite, PM inaugura nova sede do 26º Batalhão
A Polícia Militar de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (5) a nova sede do 26º Batalhão do Interior (BPM/I), em Mogi Guaçu. Localizado no Jardim Novo II, o prédio moderno passa a abrigar a estrutura responsável pelo policiamento de oito municípios da região: Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Mogi Mirim, Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Itapira e Santo Antônio de Posse — área que reúne aproximadamente meio milhão de habitantes.
Com investimento de R$ 9,9 milhões do Governo do Estado, a obra foi entregue no primeiro semestre deste ano. O complexo também abriga a 1ª Companhia do 26º BPM/I, a Companhia de Força Tática e a Unidade Integrada de Saúde da PM.
A cerimonia teve as presenças do deputado itapirense Totonho Munhoz, do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do vice-prefeito da cidade de São Paulo, coronel Ricardo Mello Araújo e de várias autoridades da região.
Durante a cerimônia, Derrite, destacou a importância do investimento na valorização dos policiais.
“Os policiais merecem um espaço digno para desempenhar um bom trabalho. Esse é o batalhão mais bonito que já inaugurei. Tem uma instalação moderna que vai garantir mais comodidade aos nossos policiais e aumentar a sensação de segurança da população”, afirmou.
Com 7,4 mil metros quadrados de área construída, o prédio possui dois pavimentos com banheiros, refeitório, cozinha, copas, alojamentos, salas administrativas, setores de logística, comunicação social e motomecanização. A unidade é atualmente comandada interinamente pelo major Marcos Sanches e conta com quatro companhias operacionais.
Entre as autoridades presentes, o prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, elogiou o trabalho do secretário Derrite e a atuação da Polícia Militar.
“Quero cumprimentar o governador Tarcísio de Freitas pela entrega deste moderno batalhão que vai beneficiar oito cidades da região. Tenho orgulho da PM e agradeço ao Derrite, que é um dos melhores secretários da história de São Paulo, com contratações recordes e um trabalho de excelência”, disse.
Já o deputado estadual Barros Munhoz destacou a relevância simbólica do momento. “Fico feliz de ver essa realidade, com a concretização do novo prédio do 26º Batalhão da PM. Quero cumprimentar o secretário Guilherme Derrite pelo brilhante trabalho à frente da pasta e por permitir que essa solenidade ocorresse neste momento”, declarou.
Durante o evento, Derrite também fez questão de homenagear o vice-prefeito de Mogi Guaçu, Ricardo Mello Araújo, ex-comandante da unidade.
“Quero cumprimentar o coronel Ricardo Mello Araújo, que é vice-prefeito da maior cidade da América Latina e deixou seus afazeres para participar desta solenidade, porque comandou este Batalhão e sabe da importância desta entrega”, disse o secretário.
Também participaram da cerimônia o comandante-geral da PM, coronel José Augusto Coutinho, além dos deputados federais Carlos Sampaio e Maurício Neves.
Região registra queda histórica nos índices de criminalidade
A inauguração ocorre em meio ao melhor desempenho em segurança pública da região de Campinas em 25 anos. No primeiro semestre de 2025, os registros de roubos e homicídios atingiram os menores níveis desde o início da série histórica.
Os roubos em geral caíram 13,7%, passando de 3.677 para 3.172 casos. Já os roubos de veículos recuaram 5,7%, de 986 para 929 ocorrências. O número de homicídios dolosos passou de 99 para 93, enquanto os latrocínios — roubos seguidos de morte — registraram uma queda expressiva, de sete para apenas um caso no semestre.
O trabalho conjunto entre Polícia Militar e Polícia Civil também refletiu em um aumento no número de prisões e apreensões:
9.239 prisões e apreensões de menores — crescimento de 14,5%.
8,9 toneladas de drogas apreendidas, aumento de 61,9% em relação ao mesmo período do ano passado, marcando a maior apreensão desde 2001.
Informações e fotos: Portal da Cidade Mogi Mirim