Gazeta Itapirense

Com 1 ano de atraso, obra da ‘Ponte do Maé’ é prorrogada pela 5ª vez

A construção da Ponte Ismael Aparecido Faria Vasconcelos, conhecida como Ponte do Maé, teve o contrato de execução prorrogado pela quinta vez desde o início das obras, em janeiro de 2024. A nova prorrogação foi publicada no Jornal Oficial da Prefeitura na última segunda-feira, 28 de julho, e estabelece mais 60 dias para a conclusão dos trabalhos.

A decisão surpreende, já que a estrutura aparenta estar finalizada. Quem passa pelo local consegue observar que a ponte conta com sinalização, iluminação instalada e até passagem para pedestres concluída.

Na tarde desta terça-feira, 29, a reportagem esteve no local e confirmou o avanço significativo da obra, que, à primeira vista, parece pronta para ser liberada ao tráfego.

Por meio de nota enviada à reportagem pelo Departamento de Comunicação, a Prefeitura de Itapira justificou o novo adiamento: “A prorrogação é para conclusão da sinalização da obra e também para finalizar trâmites burocráticos de contrato”.

Ponte parece estar pronta, mas Prefeitura alega que não (Foto: Gilmar Carvalho/A Gazeta)

Os trabalhos na Ponte do Maé começaram em janeiro de 2024 com previsão inicial de término em julho do mesmo ano, período que coincidia com as eleições municipais. Desde então, o cronograma sofreu sucessivos adiamentos.

A estrutura está sendo construída pela empresa Postigo Projetos de Engenharia, com investimento total de R$ 3.149.640,19. A ponte terá 12 metros de largura, sendo 6 metros destinados à passagem de veículos e 3 metros de calçada em cada lado, assegurando acessibilidade para pedestres. O vão livre de 20,91 metros também foi projetado para permitir tráfego fluvial e garantir segurança em períodos de cheias.

A população, no entanto, segue na expectativa de finalmente ver a ponte liberada, após mais de um ano desde o início da tão aguardada obra.