Gazeta Itapirense

Coluna ‘Traço Feminino’, por Hellen Santos

Este é um espaço acolhedor que trará de forma acessível assuntos necessários como direitos das mulheres, a luta das mulheres negras, a violência contra a mulher e o que fazer nessas situações, dentre outros temas relacionados à mulher.

Seja muito bem-vinda (o) !

 

                    Obrigada, Mães !

Ser mulher e ser tantas coisas que nomeá-las seria muito difícil, mas ser mulher e se tornar MÃE é para além daquilo que a nossa compreensão poderia imaginar.

A maior parte das mulheres enfrentam muitas batalhas durante a vida. Momentos de luta, de enfrentamentos, de desafios, de se posicionar para ser ouvida e de conquistar direitos, mas a maternidade enquanto escolha da mulher, se trata de um outro nível de luta.

A maternidade é uma experiência que em geral modifica a vida da mulher. Essa transformação passa por diversas áreas, como biológica, psicológica, social  e a  emocional.

Ser mulher e ser mãe são duas condições complementares, mas distintas, da identidade feminina, que se constrói sendo e participando da construção de outro ser humano.

Socialmente as mães têm um papel fundamental, pois gerando uma vida e educando, exercem a maior função que se poderia fazer, como mãe.

Ser mãe é um trabalho indiscutível, que as mulheres exercem muitas vezes sozinhas, lutando contra várias barreiras todos os dias pelos seus filhos.

Elas se anulam, não sentem dores, não descansam, não desligam um minuto. Elas estão para tudo e para todos.

Apesar de tudo que uma mãe faz, sempre que surgem problemas alguém questiona: – “ Onde estava essa mãe ?” A cobrança é em tempo integral, a preocupação é constante e a rede de apoio nem sempre existe.

Com todas as dificuldades, as mães continuam se empenhando e pouco se mostram cansadas de fazer tudo o que fazem pelos seus filhos, com um amor incondicional que, inexplicavelmente habita nas mães para com seus filhos, que as sustentam e motivam diariamente em fazê-los felizes e seguros.

A vocês, mães leitoras, parabenizo pelos Dia das Mães em mais um ano, desejando que a sua caminhada seja mais leve e que você possa ser cuidada e lembrada como mulher e mãe pelos que estão ao seu redor, que possa ser auxiliada e que  nessa grande responsabilidade que lhe foi confiada, tenha com quem contar. Tenho certeza que tudo o  que faz, é da melhor maneira que pode!

 

Às vezes, a força da maternidade é maior do que as leis naturais.”

                                Barbara Kingsolver

Por: Hellen Santos

hellenccsed@gmail.com

 

 

Compartilhe
error: