Gazeta Itapirense

‘Clássicos em Cena’ recebe o grupo itapirense Camerata Casa das Artes 

A edição de maio do projeto “Clássicos em Cena”, tradicional por suas apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, recebe um grupo local muito querido pelo público de Itapira: a Camerata Casa das Artes. O concerto gratuito é no dia 21 de maio, às 19h, no anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.

Formada em 2017, a Camerata é composta por professores da Casa das Artes: Henrique Lupinacci (violino), Igor Nogueira (violino), Rinaldo Zamai (viola), Ana Clara Alves (violoncelo), Raphael Lupinacci (violão) e Luis Giovelli (piano). Desde o início de suas atividades, o grupo tem se apresentado em Itapira e em outras localidades da região. Para este concerto, o tema escolhido é o tango, com ênfase nas obras de Astor Piazzolla, Carlos Gardel e outros compositores importantes deste gênero musical.

Como é tradição no projeto Clássicos em Cena em Itapira, a noite musical terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições, os instrumentos e o trabalho de cada grupo convidado, sempre de forma leve e bem descontraída.

Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000, já passou por mais de 15 cidades e se consolida como destaque na agenda cultural de Itapira.

Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Clássicos em Cena na cidade já tem a próxima atração confirmada: o Conversa Ribeira, no dia 25 de junho.

 

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

 Com 64 anos de expertise, seus 2,3 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Camerata Casa das Artes

Data: 21 de maio (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Compartilhe
error: